sexta-feira, 8 julho, 2016
Capa > Passo a Passo > Acabamentos > Acabamentos para colares e pulseiras com coroinhas
Acabamentos para colares e pulseiras com coroinhas

Acabamentos para colares e pulseiras com coroinhas


Pin It



Hoje a dica de acabamento para colares e pulseiras é de como usar coroas de metal e outras coroas para finalizar seus trabalhos. Os trabalhos de bijuterias com esse tipo de finalização deixam as suas peças bem acabadas e com um ar “clean” que todas nós gostamos e queremos. Existem alguns tipos de coroas diferentes com diferentes formas de prender às cordas, correntes e etc. Acompanhe esta postagem e saiba mais.

ends4

Se você for finalizar um colar com cordas de couro ou  cordas de qualquer outro tecido, prefira utilizar cola e um esqueiro junto a coroas fechadas como nas duas imagens abaixo. A sua coroa deve ter um tamanho certo para cobrir uma ou mais cordas.

ends3

É importante que você una bem as pontas das suas cordinhas e corte-as certinhas no mesmo tamanho. Algumas pessoas apenas colam e queimam as pontas para elas não desfiarem. Eu gosto de costurá-las também para deixá-las ainda mais juntinhas e seguras. Para prender a coroa, basta colar as pontas dentro dela. Prefira coroas que irão cobrir totalmente as pontas até pelo menos um centímetro abaixo delas.
Caso você tenha dificuldades de encontrar as coroas de metal para finalização de bijuterias ou, caso você queira fazer um acabamento ainda mais elaborado, então faça coroinhas de miçangas! Nós temos um super passo a passo de coroas aqui no blog na área de entrelaçamentos e pontos peyotes.

ends1

Você poderá criar diferentes modelos de coroas de miçangas. A criatividade é o limite!

 

ends6

Uma outra forma que eu não cheguei a ver ninguém fazendo, é usar modelos de flores de miçangas para criar linas coroas e cobrir finalizações de colares e pulseiras. Veja um gráfico que eu fiz e  funcionou para mim.
Você faz a flor e depois fecha as pétalas criando uma circunferência em torno dela, adicionando mais miçangas.
O tamanho das miçangas que você irá usar irá definir o tamanho da sua coroa no modelo de flor.

flor-de-miçangas1

Na hora de adaptar uma coroa de miçangas a cordas e correntes, você poderá preferir não colar apenas. Você poderá usar um pino com um elo para prender as cordas ou correntes, passar pela coroa e depois criar um looping do outro lado para prender o fecho. Esta é a forma mais comum de usar uma coroa. Veja um exemplo com uma coroa de metal:

ends8
Existe também a possibilidade de se criar diferentes modelos de coroas de arames. Essas ficam lindas e enriquecem muito a sua peça. Nestes casos, as coroas de miçangas foram usadas para cobrir pedras mas elas podem tranquilamente ser usadas para acabamentos de colares e pulseiras. Não é muito comum de se ver mas é um trabalho chique e uma finalização de qualidade.
ends5

Arames trançados e enrolados para uma coroa simples e eficiente.

ends7

E para finalizar, com uma inspiração preciosa, existem também as coroas de crochê. Normalmente usamos mais o micro-crochê paara dar um ar delicado e leveza ao trabalho.

edera1

Este é um trabalho da querida EderaJewelry em micro-crochê. Perceba as pequenas coroas de crochê com miçangas.
Aumente a sua coroa para criar acabamentos especiais para pulseiras e colares.
Para mais dicas e passo a passo visite nossos links sobre acabamentos e técnicas. Nós também ensinamos mais acabamentos em passo a passo de bijuterias mais complexas.

Para um passo a passo bem legal de como usar coroas de metal para fazer acabamentos em colares e pulseiras, visite este link.

Aguarde também pelas próximas postagens sobre acabamentos! Iremos desvendar o máximo de mistérios possíveis!

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.