terça-feira, 12 setembro, 2017
Capa > Dicas da Mari > Aulas de bijuterias e workshops
Aulas de bijuterias e workshops

Aulas de bijuterias e workshops


Pin It



Gente, hoje estou trazendo algumas dicas para quem realmente está interessado no ramo das bijuterias e já tem alguma experiência com elas.
É importante lembrar que você já deve ser bom em alguma técnica e que seus trabalhos sejam de boníssima qualidade para que estas dicas sirvam pra você.
Dando aulas de  bijuterias  e workshops (oficinas de ensino):
Fazer workshops de bijuterias ou classes é uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra, caso você ame fazer bijuterias de qualquer tipo. É um divertimento e um ótimo nicho de mercado, onde você trabalha para si mesma e para compartilhar o que você mais ama.
As pessoas estão explorando o artesanato como nunca antes, e elas com certeza gostariam de se inscrever em oficinas ou workshops sobre qualquer assunto ligado à arte, desde fotografia a caligrafia, da pintura a óleo e até o quilting.
Muitas pessoas estão entusiasmadas com a idéia que a montagem de bijuterias oferece, mas elas não querem investir em todas as ferramentas e suprimentos. Até que tentam, mas não sabem como projetar e fazer bijuterias por conta própria, e nem sabem por onde começar.
Poder participar de um workshop de bijuterias é algo perfeito para a maioria das pessoas que querem aprender a fazer bijus! Elas podem experimentar uma nova forma de arte, podem criar algo bonito pela primeira vez ali na hora da aula, podem se divertir e se socializar, tudo ao mesmo tempo.
Para você, o artista de bijuterias,artesão e artesã,  as oficinas de ensino de bijus são fáceis, são muito divertidas e são uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra a partir de seu negócio.
O tempo que você coloca no ensino geralmente deve ser flexível, você pode programar muitas aulas ou seminários como você desejar. Mais a frente irei dizer onde essas oficinas poderão ser realizadas.
Se você vende as suas bijuterias, o ensino também é uma boa maneira de manter o dinheiro nos meses mais difíceis do ano, quando as pessoas tendem a comprar menos bijús. Você pode até mesmo decidir limitar as suas oficinas apenas a alguns meses do ano, quando não estiver ocupado vendendo as suas próprias bijus por aí ou em consignação.
Um negócio que cresce por si próprio:
Quanto mais você ensina, mais as pessoas vão pedir-lhe para ensinar. Elas vão querer fazer mais bijus… As oportunidades tendem a crescer como “snowball” (bola de neve) uma vez que você inicie essa prática. Você provavelmente não fugirá das idéias da oficina (o seu estilo e técnicas), porque seus alunos sempre vão te procurar pelo que você ensina, ou alguém já ouviu falar sobre o seu trabalho com outros contatos.
Onde fazer seus workshops ou oficinas de bijuterias:
  • Em um colégio da comunidade;
  • Ou uma escola técnica;
  • Na sua faculdade;
  • Em um navio de cruzeiro;
  • Centro de atividades;
  • Em festas – aniversários, festas para crianças, etc.
  • Em um centro de reabilitação;
  • Em uma loja de artesanato, loja de moda e roupas ou até mesmo em uma galeria de arte;
  • No pátio da Igreja num horário fora do culto ou missa;
  • Numa feirinha de artesanatos;
  • Monte também uma tenda na sua casa e abra a porta da sua garagem!
Um exemplo: Marque uma data com a dona de uma loja de roupas legal, que tenha algum espaço na loja para você montar uma pequena mesa com pelo menos duas cadeiras (pra você e pra quem vai aprender). Faça o seu workshop e coloque uma plaquinha ou anúncio do lado de fora da loja assim: “Hoje, oficina de bijuterias, venha aprender com Mariana Espindola até as 17:00 h”!
Não deixe de anunciar antes se possível!
O céu é o limite!
Você pode até mesmo encerrar o ensino de bijuterias que faz: publicando a sua arte em artigos de revista e até venda de livros. Venda de tutoriais online também são um “must”.
Desejo-lhe muito sucesso fazendo oficinas ou workshops, cursos e publicações de suas idéias!

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.