segunda-feira, 9 junho, 2014
Capa > Como Vender > Bijuterias – Como e onde vender?
Bijuterias – Como e onde vender?

Bijuterias – Como e onde vender?

Bijuterias são acessórios sempre muito desejados pela maioria das mulheres, algumas peças podem mudar completamente o visual de uma roupa simples para uma roupa extremamente charmosa.
Para começar, você precisa encontrar os melhores lugares para comprar suas peças ou até criá-las você mesma. Muitas pessoas sabem fazer contas com madeira ou sementes, conchas de praia, cacos de espelho, tecido… basta ser criativa!
Para vender suas peças você pode tanto oferecê-las em clínicas de estética, salões de beleza, na faculdade, no seu trabalho e qualquer outro ambiente que você frequente. Agora, uma dica quentíssima pra quem não leva o melhor jeito pra vendas, deixe em consignação nas lojas de sua cidade. Mas o que é consignação? Você vai oferecer suas bijuterias para as lojas venderem, diga seu preço e a loja vende pelo preço que achar melhor tirando um lucro em cima. No final de todo mês você volta e renova o estoque recebendo pelas bijus já vendidas. Não é necessário que se estabeleça um contrato para essa relação, o importante é as bijuterias estarem bem definidas em lotes.
Veja o exemplo de como eu faço:
1- Você separa uma quantidade de peças para uma determinada loja, estas peças vão ser o lote número um desta loja.
2 – Determine o preço de cada uma das peças e estabeleça também um preço de venda para a loja, esta vai usar esses valores ou não, fica a critério da mesma.
3 – Entregue o lote e estabeleça a época de acerto. Eu sempre marco para trinta dias após a entrega do lote.
4 – No dia do recebimento haverá também uma troca de lotes. Você deverá receber de volta as peças que não foram vendidas do lote número um e deixar um novo lote, o número dois. Mesmo que tenham sobrado peças do lote número um, não deixe elas se misturarem com outros lotes. Crie um terceiro lote para encaixá-las novamente ao invés de misturá-las. Esta é uma ótima forma de você poder ter uma organização de venda.
No caso de existirem mais lojas, crie nomes assim:
  • Lote número 1 – Loja “Marina Morena”.
  • Lote número 1 – Loja “Forever 21″.
  • Lote número 2 – Loja “Marina Morena”. … e assim por diante.
Crie uma descrição de cada lote para você e para a dona da loja . Tenha também um balancete de tudo o que você faz para sua própria organização.

Você e a dona da loja vão ter as melhores vantagens em cima deste negócio. Você só irá produzir e a loja irá ter suas roupas mais valorizadas e mais variedade de produtos pra vender!

Isso te empolgou? Então o próximo passo é produzir!

Abaixo temos algumas idéias de mostruários de bijuterias. Procure levá-las para os seus pontos de venda dentro de bolsas bem bonitas e vá vestida com as suas bijus!

Mostrário de bijuterias:

Bolsas bonitas, qualquer uma num tamanho médio a grande é interessante pra carregar suas bijuterias:
bolsa1 bolsa2

Agora, os meus grandes aliados para uma ótima organização de venda são estes saquinhos tipo ziploc que você pode encontrar em mercados e até em lojas de bijuterias. Eles podem ser abertos várias vezes e não deixam as bijus ficarem misturadas.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

22 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Maravilhoso o seu blog, Mariana! Adorei suas idéias! Parabéns!

    Tenho muitas dúvidas sobre como vender as peças que fabrico; gosto de fazer bijuterias, mas não levo muito jeito para vender. Você sugeriu consignação. Como você faz para acertar as coisas com a loja consignatária? Leva mostruário? Define contrato?

  4. Dei uma atualizada na postagem dando mais explicações e repondendo a algumas das suas perguntas.
    Com relação a mostruário, com certeza na hora de você oferecer essa oportunidade para as donas das lojas, vai precisar mostrar o seu trabalho.
    Eu tenho uma bolsa grande muito bonita e levo as peças nela dentro de saquinhos transparentes com zíper para serem abertos quantas vezes necessário.
    Se suas bijus forem realmente interessantes, todas as lojas vão querer.

  5. Olá queria saber se esta sandália de cetim está a venda ou onde posso adquiri-lá…
    aguardo respostas obrigada! x)

  6. Olá Mariana!!! Adorei o seu site!!!
    Eu sempre gostei de fazer bijus, mas de um tempo pra cá, resolvi fazer umas bijouterias p/ mim, mas as pessoas que viram gostaram muito e me deram a idéia de vender. Eu comprei várias missangas diferentes e fiz umas 40 bijus… mas não estou com muita coragem de vender e gostei muito dessa idéia de consignação… mas fico com receio das pessoas recusarem… pois acredito que no começo seja meio difícil… você ouviu muitos “nãos” ? Ou o pessoal costuma ser receptivo por tratar-se de consignação? Vale a pena vender bijus?

    Aguardo seu retorno,

    Boa sorte pra vc, viu? Desejo mto sucesso!

    Lilian

  7. Oi, Lilian

    Não fique com medo de jeito nenhum!É muito importante você ter iniciativa pra esse tipo de negócio.
    Eu tive minhas bijus em consignação em várias lojas e só uma, que por acaso a moça não era nem um pouco simpática, é que recusou. Com certeza, quem saiu perdendo foi ela. Claro! Pensa comigo, existe algum possível prejuízo pra quem tem mais variedade de produtos em sua loja? E principalmente, ter produtos sem ter que investir um tostão neles!
    Só quem não tem visão comercial é que não aceita tal oportunidade.
    Um beijão,

    Mariana Espindola.

  8. Olá Mariana! Voltei pra visitar o sei site e também pra agradecer a sua atenção!
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para tirar mais algumas dúvidas com você…
    Estou criando coragem! Fiz várias bijus e continuo criando outras peças…estão ficando lindas!
    As dúvidas que tenho são sobre como chegar nas lojas… sobre o que dizer!
    Quantas peças em média é ideal deixar em cada loja? Você define o lote ou deixa a critério do “cliente”?
    As lojas vendiam em média quantas peças? Dá pra lucrar com isso?

    Sei que isso depende bastante do nosso esforço e da nossa dedicação, mas como você já tem experiência… gostaria de ter uma noção de como as coisas funcionam…

    Desde já agradeço sua atenção e desejo muito sucesso pra você, em todos os aspectos!

    Bjo

    Lilian

  9. AH! Esqueci de tirar uma dúvida…
    Quando você começou a ir nas lojas p/ oferecer suas bijus, você levava amostras p/ que os clientes pudessem escolher e “encomendar” ou você já levava os lotes definidos?

    Bjo

    Lilian

  10. Olá, as sandálias e outras peças de roupas e acessórios não estão a venda através deste site. Todas as imagens têm como propósito somente passar idéias de moda e montagem de bijuterias.

  11. Lilian,

    A quantidade de peças que você pode deixar em cada loja fica realmente a seu critério, isso pode variar muito. Eu costumava deixar de 30 a 100 peças em cada loja. O lote quem define é você, isso é principalemnte para a sua organização e você deixa caracterizado o que ficou na loja.
    A quantidade de peças vendidas, também depende do movimento de cada loja. Já cheguei a vender um lote inteiro de 80 no verão em menos de 2 semanas em uma loja e a dona me ligou para pedir mais, não é incrível?
    Eu sempre levei os lotes já definidos para as lojas e caso a dona rejeitasse alguma biju, eu simplesmente riscava o número da biju dentro do lote e se fosse um lote “tal” de 50 peças, caía para um lote número “tal” de 49 peças, mas é muito difícil acontecer.

    Pelo que estou sentindo, você sente ainda insegurança de chegar nas lojas e oferecer os lotes. Crie coragem, vá em frente, você não tem nada a perder, e olha, a dona da loja também não. Todas só tem a ganhar!

  12. Olá Mariana,
    Amei seu blog é muito prático para pessoas como eu que está iniciando neste mercado.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar a solucionar uma dúvida, eu não tenho conseguido fazer pulseiras de cristais com silicone sem que o nó se abra quando põe a pulseira no pulso. Você poderia me falar como posso fazer para que isso não aconteça?
    Obrigada.
    Bjos
    Michelle

  13. Oi Mariana, obrigada pela dica foi muito boa sobre o fio silicone. Agora eu quero saber se vc tem algum site ou loja que venda as bases de brinco colorida como: preta,amarelo… eu vi alguns modelos no seu blog e gostei. Se puder me falar onde encontro essas peças eu agradeço.
    Beijos
    Michelle

  14. Oi Mariana. estou seguindo o seu blog. Obrigada por nos dar mais detalhes. Eu criei coragem e comecei a colocar as minhas pecas em consignação. Vou te contar que fui a um atelier de pintura para reservar uma vaga para um curdo de ferias para minha filha e quando mostrei a ela o meu mostruario ela me convidou a dar um curso de biju em seu atelier. Fiquei nas nuvens. Obrigada mesmo. A principio o meu blog e blogdavilma.blogspot.com de uma olhadinha e me diga o que achou.

  15. Olá, parabéns pelo blog.
    Tem mais de 5 anos que monto bijuterias, amo fazê-las, porém não mais produzo, estou querendo voltar a montar por conta própria mas não sei como vender, estava pensando na sua ideia de consignação, eu quero saber como chegar nas lojas, como conversar, você poderia me dar algumas dicas?
    Desde já agradeço a sua atenção.

  16. Este comentário foi removido pelo autor.

  17. Olá!

    Su Blog é o máximo!
    Tenho umas perguntinhas:
    - Gostaria de saber como você entregava os lotes de bijus, já com a cartela e o saquinho ou somente soltas dentro daqueles saquinhos com ziper?
    - Aqui na minha cidade é muito difícil falar com as donas das lojas, como você fazia nessa situação?
    - Qual era o seu argumento para deixar as bijus em consignação?
    - Já aconteceu com você de deixar as bijus na loja e depois não voltar a quantidade certa? Uma dica de como procedo nessa situação?
    Sou meio insegura e tímida em oferecer e também estou tendo problemas para arranjar parceiros de venda por atacado para variar as minhas peças, você tem alguma indicação?

  18. ola,AMEI DE PAIXÃO seu bolg tem de tudo, estou boba é a primeira vez q entro e nem vi nada bem dizer,mas oq vi ja valeu muito.
    mas gostaria de saber se vc tem umas dicas ai de como por preços nas peças num brinco por ex.As vezes desanimo de fazer biju por nao saber os preços corretos q devo colocar nas peças por favor me ajude.
    Bjs grande no coração e parabéns mais uma vez pelo lindo e maravilhoso blog sucesso!!!

  19. Nussss tudo de bom essas dicas! Amei mesmo…
    Vai ser bom se eu conseguir fazer essas vendas em consignação nas loginhas perto do meu bairro não tem muita biju. Parabêns querida beijos.

  20. olá,MARIANA.
    Gostei mto das idéias que vc dá aqui no seu blog, tenho 37 anos e faço bijus à pelo menos 10 anos , mas nada mto sério. Agora que meu esposo ficou desempregado, encarei de cabeça esta produção e estava em busca de idéias, já que recebi uma proposta de revenda. não sei ainda como fazer, já que é uma pessoa física. Meus preços são bem em conta, por conta da cidade onde moro,já que aqui não valorisam mto este tipo de trabalho.comecei com 20 peças , aumentei para 40, hoje nem sei mais,já que em um dia vendi 30 peças, mas é claro o que EU, gostaria mto de expandir minha produção.o que eu faço no momento é cinto de couro trançado com peças de metais da AlTERO,puseiras de metais, puseiras de couro com metais.Eu tbm revendo roupas, tenho um espaço no salão de uma amiga que paga um alugal para expor as roupas que vendo e minhas peças que produzo,mas o tempo não tem me ajudado, já que tenho que fazer todas as peças uma a uma. Perco muito tempo com as roupas, pois tenho que vender e depois ir receber.pois tbm vendo nas escolas , prefeitura,e casas de amigas.Cá entre nós meu sonho mesmo é que todos queiram usar minhas bijus, à ponto de EU ter que exportar, será que consigo???Vejo que vc é uma pessoa ,iluminada e que pelo que parece não mede esforços para ajudar a quem precise.Continue assim, DEUS tem grandes bençãos para sua vida.Gostaria detrocar mais idéias com vc.bjos, para ti.

    vou deixar aqui meu e mail-cadrigui97@hotmail.com.
    sem mais
    ADRIANA DA COSTA E SILVA.

  21. Mariana, meus parabens!!!
    Descobri seu blog há uns dias e estou adorando. Estou tentando ler tudo, em especial as suas dicas.
    Estou me preparando para começar a vender as peças que fabrico de maneira mais profissional, e estou pesquisando tudo: como vender na internet, onde, se deixo em consignação, etc.
    sou uma pessoa tímida mas quero também usar a venda das bijuterias para vencer este meu medo. Ficar “sem vergonha” paraq oferecer o que vendo. Tenho vergonha de falar meu preço e uma certa dificuldade de aceitar elogios… mas vou mudar.
    Gostaria de saber se posso mencionar algumas dicas suas nas apresentações que estou fazendo e até no meu futuro blog (colocando sempre seu nome/blog na referência).
    Também gostaria de saber se vc tem algum fórum para conversarmos ou tirarmos dúvidas… ainda não encontrei na internet e acho que seria muito legal sabermos o que as pessoas acham, as dúvidas, etc. se souber de algum site assim, pode me informar?
    deixo meu email, se puder me responder.
    Um super beijo e que seja sempre abençoada!!!!
    Sonia
    soniarmopedreiro@ig.com.br

  22. Primeiro parabéns pelo seu blog. Segundo muuuuito obrigada, faço bijus a muitos anos mas pra vender…rsrs uma negação. Lendo seus posts e dicas me deu coragem para enfrentar os possiveis nãos que possa ouvir das lojas.

    Mais uma vez obrigada :)