domingo, 10 setembro, 2017
Capa > Passo a Passo > Diagramas > Anéis > Bijuterias feitas apenas com lindas miçangas, linha e seus acabamentos. Idéias criativas e passo a passo em gráficos.
Bijuterias feitas apenas com lindas miçangas, linha e seus acabamentos. Idéias criativas e passo a passo em gráficos.

Bijuterias feitas apenas com lindas miçangas, linha e seus acabamentos. Idéias criativas e passo a passo em gráficos.


Pin It



Tudo nesta postagem vai girar em torno das miçangas e sobre como costurá-las umas às outras. Isso é o que informalmente chamamos de técnica do entrelaçamento. Se tem uma forma de fazer bijuterias lindíssimas, é usando paletas de cores intrigantes e miçangas de boa qualidade além de bom gosto unindo tudo a essa técnica. Hoje nós vamos aprender a fazer vários modelos de bijuterias explorando as mais belas miçangas. Acompanhe comigo este tour incrível de idéias criativas e passo a passo de bijuterias que vai fazer você se apaixonar.
Eu queria iniciar esta parte da postagem mostrando  este bracelete de miçangas que é um dos modelos que eu mais admirei nos últimos tempos. Não só o uso da técnica de costurar miçangas entre miçangas (entrelaçamento) é incrível mas a paleta de cores, a qualidade e a escolha dos modelos das miçangas é o máximo. Perceba que o acabamento é de imã. Ele foi uma peça vendida há algum tempo atrás pela loja Anthropologie.

pulseira diferente1
Quando falamos em costurar miçangas entre miçangas, as possibilidades vão além da imaginação de muitas artesãs. O processo pode ser até matemático e requerer extrema paciência porque devemos contar as quantidades de peças em cada detalhe mas ao mesmo tempo, é um prazer ver o resultado de cada criação.
brincos-de-miçangas1
As criações não têm limites. Essa técnica pode ser usada em colares, brincos, anéis, pulseiras e até outros tipos de artes e acessórios.
Exemplo de gráfico de bracelete:
gráfico-de-bijuterias1
 Exemplo de  passo a passo de gráfico de maxi anel:
anel-1
anel-2
anel-3
anel-4

Mas falando nos materiais necessários para a montagem dessas peças extraordinárias, vamos começar pela linha. A linha deve ser uma escolha inteligente. Em lojas de materiais para a montagem de bijuterias você poderá encontrar as linhas exatas para este tipo de trabalho. Evite as linhas comuns de costura, elas não servem. No Brasil já ouvi muito falar na linhanyl. Aqui nos EUA as mais usadas são a Nymo Thread. Escolha o tom da linha que irá casar perfeitamente com as miçangas escolhidas. Perceba que além de cores variadas você poderá escolher linhas transparentes também.
linha-nymo
Existe um modelo de agulha que é o ideal para este tipo de montagem de bijuterias.
Este modelo de agulha pode ser longo ou curto, mas o mais interessante nesta agulha é que ela é maleável e tem todo o seu centro rasgado. Ela só se conecta nas extremidades dando a oportunidade de encaixar qualquer grossura de linha. Interessante, não é?
Caso você não encontre desse tipo de agulha na sua cidade, não se preocupe! Use uma agulha de costura comum, mas que ela seja fina o suficiente para passar por dentro das miçangas com os orifícios mais estreitos que você vier a usar.
agulhas

Com relação às miçangas, as possibilidades são muitas. Escolha sempre ter uma grande variedade de miçangas do tipo “seed” que são essas abaixo. Delas você irá encontrar  tamanhos diferentes, algumas poderão ser transparentes, brilhosas ou foscas. As cores são infinitas. Algumas miçangas inclusive podem ter cores mescladas ou terem o efeito “furtacor”.
miçanguinhas-seed
Algumas outras miçangas são extremamente interessantes para o uso nesses modelos de bijuterias. Posso dizer que   as miçangas miyuki japonesas são um tipo do que quero dizer aqui. Elas são de ótima qualidade e muito bonitas mas as vezes um pouco caras e difíceis de se encontrar. Este modelo abaixo tem dois orifícios e você também poderá encontrá-las pelo nome de “Tila Beads”.
miçangas-tila

Veja um modelo de bracelete usando as miçangas miyuki com dois orifícios.
bracelete-de-miçangas

Veja um super gráfico de bracelete.
gráfico-de-bijuterias2
Não esqueça de adquirir miçangas facetadas em vários tamanhos incluindo os cristais checos. Sejam eles redondos, compridos ou freeform, com certeza irão desencadear belas peças. Veja um modelo muito lindo de colar com detalhes em cristais checos:
cristais-checos
Falando em cristais, os swarovski são considerados um dos mais lindos e accessíveis em lojas de peças para a montagem de bijuterias no Brasil. Experimente explorar muitos modelos. Existem cristais swarovski que são com várias gotinhas pequenas swarovski que são lindas. Eu, particularmente, gosto muito de maxi colares com detalhes em gotas. Sejam essas gotas de vidro ou de cristais.
colar-de-cristais-swarovski
Existe também um modelo de miçanga que está sendo muito explorado aqui nos EUA que é a miçanga “arroz”.
miçangas-arroz
Explore também as pérolas de vidro que são lindíssimas. Veja um modelo com pérolas de vidro:
colar-de-pérolas-de-vidro
Alguns modelos podem até nos lembrar uma renda delicada. Para esse efeito rendado, abuse das miçangas “seed”, bem pequenas.
brincos10
Iniciando os modelos de passo a passo em gráfico, repare que aqui vamos explorar o vintage e vitoriano com fervor mas também podemos usar essas técnicas para recriar qualquer outro estilo.
Procure clicar nas imagens para ver os detalhes dos gráficos.
(Todos esses gráficos estão disponíveis gratuitamente pela internet, em vários sites, e foram produzidos por artesãos russos, gregos, turcos, japoneses ou americanos. Alguns não possuem o nome ou endereço do site do verdadeiro autor).
1- Colar vintage com perolas;
gráfico-de-bijuterias3
2- Bracelete de rodelas;
gráfico-de-bijuterias4
3- Gráfico de bracelete de miçangas arroz:
gráfico-de-bijuterias5
4- Gráfico de brincos fáceis de fazer:
gráfico-de-bijuterias6
5- Gráfico de maxi anel:
gráfico-de-bijuterias7
5- Gráfico de pingente:
gráfico-de-bijuterias8
7- Gráfico de colar vitoriano de miçangas:
gráfico-de-bijuterias9
8- Gráfico de modelo de bracelete com canutilhos:
gráfico-de-bijuterias10
9- Gráfico de colar vintage:
gráfico-de-bijuterias11
10- Mais um gráfico de modelo de colar vitoriano:
gráfico-de-bijuterias12
11- Gráfico de modelo de colar rendado de miçangas:
gráfico-de-bijuterias13
12- Gráfico de bracelete de miçangas:
gráfico-de-bijuterias14
13 – Mais um modelo de colar vintage:
gráfico-de-bijuterias15
14- Gráfico de colar com miçangas arroz:
gráfico-de-bijuterias16
15- Gráfico de flor de miçangas para brincos ou pingentes:
gráfico-de-bijuterias17
16- Gráfico de bracelete de flores de miçangas:
gráfico-de-bijuterias18
17- Gráfico de bracelete ou colar de ondas de miçangas. Esse faz um belo efeito!
gráfico-de-bijuterias19
18- Gráfico de um modelo de maxi colar de miçangas:
gráfico-de-bijuterias20
19- Gráfico de bracelete de miçangas com cristais checos no meio:
gráfico-de-bijuterias21
20- Gráfico de bracelete de miçangas seed e cristais no modelo balãozinho:
gráfico-de-bijuterias22
21- Gráfico de bracelete vintage com pérolas de vidro:
gráfico-de-bijuterias23
Para finalizar esta postagem eu queria comentar com vocês sobre os trabalhos delicados de coroinhas de miçangas feitas de miçangas bem pequenas. Esses são trabalhos de entrelaçamento também. Aqui no blog eu tenho um modelo de passo a passo bem interessante que você vai gostar de aprender. Não deixe de procurar no nosso link sobre entrelaçamento e divirta-se fazendo belas bijuterias!
041.1
Veja mais um belo modelo:
coroa
E outro modelo!
coroa-de-miçangas

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.