quinta-feira, 7 dezembro, 2017
Capa > Técnicas > Arames > Bijuterias feitas com cordas de guitarra e violão
Bijuterias feitas com cordas de guitarra e violão

Bijuterias feitas com cordas de guitarra e violão


Pin It



Bijuterias feitas com cordas de guitarra e violão

Você já imaginou que isso seria possível? Não? Pois é possível, sim! E o melhor de tudo é poder reciclar cordas de guitarra e violão que já não servem mais para serem usadas em instrumentos. Existem muitos modelos possíveis de serem criados com essas cordas.  Os materiais podem variar. Exemplos aço, nylon, bronze, cobre, cordas niqueladas, com revestimento, entre muitas outras variações dentro desses tipos.

O revestimento

Muitos tipos de cordas recebem um tratamento especial para aumentar a sua durabilidade e impedir sua oxidação. Uma camada de material sintético é aplicada sobre as cordas na tentativa de impedir que o suor, umidade do ambiente, etc possam danificá-las. O que é perfeito se usadas em bijuterias artesanais!

Geralmente, este tipode corda custa um pouco mais do que as cordas sem revestimento.

O que é o calibre (gauge) de uma corda?

O calibre de uma corda corresponde ao seu diâmetro. Para os arames usados especificamente para bijuterias, nós sempre falamos em gauge, aqui no blog ao invés de milímetros. Mas mesmo assim oferecemos para download as medidas e comparações de gauge para milímetros neste link.

Assim como o material de fabricação e o revestimento das cordas, o calibre (ou gauge) delas também deve ser levado em consideração na hora de usá-las na montagem de bijuterias. Isto influenciará nos modelos a serem criados e também na qualidade das peças.

Uma ótima opção para acessórios masculinos.

Aproveite aquela corda de guitarra ou violão que seria jogada fora para criar lindos modelos de bijuterias artesanais, e bom trabalho!

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.