Pin It
Tweet




Pin It
Tweet



domingo, 10 setembro, 2017
Capa > Passo a Passo > Brincos > Bijuterias feitas com tecido Shibori
Bijuterias feitas com tecido Shibori

Bijuterias feitas com tecido Shibori


Pin It



Bijuterias feitas com tecido Shibori – Hoje você vai aprender a fazer não só as bijuterias com os tecidos Shibori mas também vai aprender a fazer o seu próprio tecido Shibori! Se você não sabia aonde comprar esse tecido, saiba que existe uma técnica para fazê-lo em casa. Esta postagem está cheinha de inspirações e passo a passo. Acompanhe tudo! Não tem como não aprender hoje, agora! Veja quanta informação boa eu guardei para você! Devo também aqui dar muitos créditos à minha querida amiga Sandra Lima que cria lindas peças pela Savacc Art Bijoux. Ela andou perguntando sobre onde comprar o tecido Shibori e eu acabei me lembrando de que ainda não havia postado sobre o assunto aqui no blog. Como assim, né gente? Não posso perder a oportunidade de passar as melhores informações para vocês!

Materiais necessários para fazer as fitas ou tecido Shibori:

  • Seda sintética ou natural nas cores brancas ou creme;
  • Ferro de passar roupa;
  • Tinta acrílica;
  • Pincel;
  • Água;

Passo a passo de tecido Shibori:

  1. Pegue um pedaço de seda (15cm X 15cm), passe a ferro a uma temperatura mediana e sem vapor, dobrando o tecido várias vezes.
  2. Depois, use uma linha e um objeto de alumínio ou vidro (pode ser um vaso ou garrafa) para amarrar o tecido sobre ele.
  3. Pinte o tecido de acordo com o seu gosto e criatividade. Entenda que a tinta acrílica deverá estar bem diluida em água!
  4. Deixe secar por umas 12 horas.
  5. Seu tecido Shibori está pronto para ser usado em lindas peças de bijuteria!!!

Veja dois modelos de passo a passo em vídeo, porque o visual é tudo. Não é mesmo, meninas?


Mas como não podemos parar só na parte de fazer o tecido, vamos agora para o passo a passo de brincos de tecido Shibori.

Esses primeiros vídeos são do mesmo passo a passo de brincos, dividido em duas partes. A artesã aqui usa os materiais tradicionais para fazer bijuterias bordadas com miçangas como o Lacy’s Stiff Stuff e o Ultrasuede já mencionados em nossa área de bijuterias bordadas com miçangas (Menu – Técnicas)


Mais um passo a passo? Sim!

Você também pode misturar técnicas diferentes às suas bijuterias com tecido Shibori. Você poderá usar o soutache (que por sinal parece ser um dos preferidos das artesãs que usam esse tecido), o bordado com miçangas (que é essencial), o entrelaçamento, técnicas com arames, crochê e outras. Realmente existem muitas possibilidades.

1- Modelo perfeito para noivas usando uma base de metal tipo vintage, cristais e pérolas bordados.

2- Este modelo inclui cristais maiores tipo gota com a técnica das miçangas bordadas em torno de pedras.

3- E a gente não pode ficar sem admirar a mistura de tecido Shibori com a técnica do soutache!

4- E mais soutache!

Para finalizar eu quero compartilhar este vídeo-tutorial que mostra o recorte do tecido-base, (Lacy’s Stiff Stuff) até a fase de adicionar o tecido Shibori.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.