Pin It
Tweet




Pin It
Tweet



sexta-feira, 8 julho, 2016
Capa > Sem categoria > Bijuterias para a Dança do Ventre

Bijuterias para a Dança do Ventre


Pin It



Hoje eu recebi um pedido de ajuda bem diferente: “Preciso fazer acessórios para dança do ventre!”. Foi a amiga Val quem criou um tópico na comunidade do blog no orkut pois precisa fazer acessórios característicos para a filha que faz aulas de dança do ventre.
Como eu não ensino passo a passo em particular, o que me veio à cabeça para poder ajudá-la foi postar sobre bijuterias que são usadas por essas dançarinas. O pedido foi de ajuda mas acabou servindo como uma sugestão bem legal para uma nova postagem.
Em minhas pesquisas eu acabei descobrindo que muitas pessoas em vários lugares do mundo se interessam pela dança não só porque ela é muito sensual e cativante mas também porque serve como um belo exercício corporal, substituindo aquelas aulas chatas de aeróbica em academias que nem todo mundo tem paciência. Eu mesma estou pensando em substituir algumas idas à academia por aulas de dança de salão!
BELLY DANCE
A dança do ventre é uma dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e Ásia Meridional. De origem primitiva, seus movimentos foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher, através ritos religiosos, para se tornarem mães.
Sua origem é controversa. É comum atribuir-se esta origem a rituais oferecidos em templos dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do rio Nilo, as quais representavam fartura de alimentos para a região; embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros – as danças egípcias possuíam natureza acrobática. É possível que alguns de seus movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média. Não há, contudo, registros em abundância da evolução na Antiguidade.

As bijuterias tradicionais, usadas pelas dançarinas da dança do ventre, são, em sua maioria, feitas de correntes e medalhas. As medalhas são essenciais na produção dessas bijus pois são elas que vão fazer aquele barulhinho de metal durante a dança.

Para a produção das correntes, caso você não queira comprá-las prontas, eu aconselho a utilização de elos. A técnica do chainmaille, que eu ensino aqui no blog, também é uma super idéia para a montagem dessas bijus. Faça correntes de chainmaille e pendure as medalhinhas nelas.

Outra dica para a montagem de bijuterias para a dança do ventre é fazer uso de conectores ou entremeios. Eles são pequenos pingentinhos com no mínimo dois elos para serem conectados em duas ou mais posições. Um exemplo de entremeio você pode ver naquele bracelete meio luva na imagem abaixo. Procure usar entremeios com quatro elos para dar mais liberdade na hora de criar modelos.

As bijuterias feitas com arame ou fio de aço são também uma ótima pedida. Dê uma olhadinha em outras postagens daqui do blog. Se você vir algum colar, pulseira ou brinco interessante, pegue a idéia e apenas substitua as miçangas por medalhas. O resultado vai ser uma bela bijuteria para as dançarinas do ventre.

Eu coloquei aqui um pequeno passo a passo de uma pulseira que tem exatamente a mesma idéia das bijus para as dançarinhas do ventre. Você deve usar uma corrente e com elos conectar os pingentes ou medalhas à ela.
Veja este modelo de cinto abaixo. Ele mostra como as bijuterias características dessa dança são super simples de se produzir. Com apenas correntes, argolinhas ou elos e medalhas você cria vários modelos de colares, pulseiras, cintos e etc.
Os tons, é claro, podem variar. Use medalhas e correntes douradas, prateadas, bronze, de ouro velho e etc.
Veja um super modelo de brincos. A idéia continua sendo a mesma. Correntes e medalhas.
Para concluir esta postagem eu queria ainda dar mais uma sugestão: A venda desse tipo de bijuteria pode ser bem lucrativa pelo fato de existirem várias academias que trabalham com a dança do ventre. O trabalho com bordados em roupas características também pode dar um resultado bem legal de venda.

Um recadinho para as amigas!
Queridas, eu aceito com o maior carinho as sugestões de todas mas eu não respondo pelo meu orkut ou pelo meu msn e também não atendo a pedidos de passo a passo em particular por email. Se você precisa de alguma dica e quer dar sugestões de postagens, entre na comunidade do orkut que dentro do possível eu respondo. Lá com certeza você também vai poder compartilhar as suas dúvidas e idéias com os membros.

Beijokas da Mari.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

Um comentário

  1. MARIANA….MARIANA,Q/PEÇAS LINDAS!LINDAS DEMAIS…PARABENS!!!