sábado, 9 julho, 2016
Capa > Estilos > Chic > Bijuterias Shabby Chic
Bijuterias Shabby Chic

Bijuterias Shabby Chic


Pin It



Quem é artesã e trabalha com artes e crafts em geral, precisa conhecer o máximo possível sobre modelos e estilos para estar sempre renovando o estoque e mostrar coisas bonitas e novas para as clientes.
Ser um empreendedor e trabalhar por conta própria nos exige isso.
Mas, indo ao que nos interessa na postagem de hoje, nós vamos aprender um pouquinho mais sobre as  bijuterias Shabby Chic.
Até acredito que muitas de vocês já fizeram trabalhos com esse estilo mas nunca conseguiram definir exatamente o tipo de arte demonstrada. A palavra “Shabby” é usada para definir objetos desgastados, usados, maltrapilhos, gastos. Já a palavra “Chic” todos sabemos que é usada para definir algo de boa qualidade, fino, algo que não é simples. Deu pra entender a mistura dos nomes? Dá para definir o estilo agora?
Veja um primeiro exemplo:
 A gente pode perceber que, no estilo Shabby Chic, usa-se muito pingente e detalhes de metal trabalhados para parecerem desgastados e antigos.
 A gente poderia até incluir o retrô como termo integrante desse estilo. Mas dá para perceber que, sendo Shabby Chic, a peça precisa parecer usada ou pelo menos ter um detalhe da peça com a aparência gasta.
 Nós sabemos que o estilo steampunk carrega um pouco dessa idéia de desgaste e antigo através do uso de peças já usadas. A diferença é que, no estilo steampunk, a peça não pode ser considerada chic.
As peças Shabby Chic são um tanto românticas, ao contrário do steampunk que é mais gótico e dark.

Mas, como fazer peças no estilo Shabby Chic?
Você já ouvir falar em pátina? É uma boa forma de modificar uma peça nova para parecer desgastada pelo tempo e usada.
E o decapé ou decapê?
Veja a descrição encontrada no yahoo answers por um dos usuários:

PÁTINA E DECAPÊ, SÃO PROVENIENTES DA AÇÃO DO TEMPO E CLIMA SOBRE DETERMINADAS SUPERFÍCIES.

(existem várias técnicas para imitar esses efeitos, e elas são diferentes de material para material)

A PÁTINA vem da oxidação das tintas e superfícies da madeira, metais pela ação do tempo e da luz. Ela forma uma camada como que “queimada “e envelhecida pelo tempo. Essa imitação de envelhecimento é a pátina. Uma cadeira velha, comparada com uma nova, tem um certo “bolor”, uma cor de tinta esmaecida, e com efeito plástico muito bonito. 
ISSO É A PÁTINA.

O DECAPÊ, vem de capa. (vem do Francês) Decapar. “Arrancar “camadas. Um pedaço de metal, corroído (estourado, danificado) pela ferrugem e que pode dar desenhos lindíssimos, é um decapê, não uma pátina. Quando você vai lixar essa peça, o efeito que dá a semi remoção dos resíduos e os contrastes entre as partes atacadas e não atacadas, ISSO DEFINE O EFEITO DECAPÊ.

Eu acredito que dê para criar modelos Shabby Chic usando materiais como massa de fimo e clay.

 Este colar da imagem abaixo é um exemplo de Shabby Chic sem o uso de peças maiores desgastadas. Apenas foi usada corrente com a aparência de gasta e fios enrolados em tecido antigo criando uma aparência meio maltrapilha, porém, chic!
 O estilo Shabby Chic pode ser visto em muitos objetos.
Aqui nos EUA, por exemplo, esse é um estilo muito comum em decoração de interiores e acessórios para casa em geral.
Este sapato é considerado Shabby Chic. Acredito que seja pela aparência um tanto encardida do tecido usado na confecção da peça.

Fonte das imagens: etsy.com, shoewawa.com

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

3 comentários

  1. Olá!
    Adorei o estilo “Shabby Chic”, principalmente a argola, o bracelete e o sapato. Usaria os 3.
    E gostei muito do q vc falou sobre o artesão e sobre o empreendedor…estou começando agora e aprendendo muito…valeu d+ a dica.
    Abraços

  2. Vim lhe fazer uma visita. Seu blog é maravilhoso, Parabéns! E também lhe convidar para conhecer meu blog.
    Que Deus lhe abençoe Sempre!
    Vera