segunda-feira, 11 setembro, 2017
Capa > Estilos > Rústico > Étnico > Biojóias Definição Idéias e Sugestões
Biojóias Definição Idéias e Sugestões

Biojóias Definição Idéias e Sugestões


Pin It



Biojóias – Definição, Idéias e Sugestões: Mas o que é a biojóia? É o resultado da união de elementos vegetais com metais nobres como o ouro, a prata, pedras preciosas, gemas coradas, pérolas e que transformam sementes, palha, pedaços de madeiras e outros materiais em verdadeiras jóias naturais, tirando partido do que a natureza generosamente nos oferece e realçando com materiais de joalheria verdadeira.

Bracelete de Capim Dourado e Pedras Corais feito pela BrazilianEcoDesign

As Biojóias geradas a partir da criatividade de artesãos e designers, são jóias que aliam a nobreza do ouro, da prata e até mesmo do metal ou arame e das pedras brasileiras, que misturadas artisticamente com sementes de tucumã, açaí, jarina, babaçu, moroto, pau-brasil, coco, couro, penas, ossos, fibras naturais, madeiras e escamas revelam o milagre do imaginário brasileiro. São criações artísticas e ecologicamente corretas, tipicamente brasileiras, que se utilizam das cores, formas e texturas da riquíssima flora brasileira para tornarem mais belas e acessíveis as jóias e os adornos destinados a embelezar as mulheres de todo o mundo.

Bijuterias de Patrícia Moura

Na área do Biodesigner, já existem profissionais que assessoram artesãos que exploram as matérias-primas básicas da Biojóia para que esta extração se dê dentro dos parâmetros desejados, com cuidados para que não germinem e não contenham fungos, para atingir a qualidade de jóia das peças confeccionadas.
Esta nova tendência, ao utilizar-se de materiais oriundos da natureza, belos e selvagens, que antes eram ignorados na confecção de jóias de qualidade, enriquecidos com as maravilhosas pedras brasileiras e sem atentar contra o meio-ambiente, está surpreendendo o mundo com o seu design e criatividade, destacando o Brasil nas Feiras de Jóias internacionais e enlouquecendo a Europa.
É um mercado com excelentes perspectivas que vem se abrindo para a Biojóia. A infinita riqueza do potencial da natureza brasileira, resulta em jóias vibrantes, calorosas e ousadas. A Biojóia chegou no cenário da moda com todo o vigor. E, chegou para ficar.
A Biojóia está se apresentando para a exportação com o apelo do “politicamente correto”, somado ao fato do trabalho ser executado por comunidades de artesãos que vão desde o extrator, o cortador, o furador, o montador, o polidor até o designer, tem tudo para ser uma explosão no mercado da moda, aliado ao preço que se torna mais acessível e à beleza da jóia, muito mais criativa e sensual.
Uma coisa torna-se evidente, a durabilidade vai depender de maiores cuidados que as jóias clássicas. Os materiais naturais utilizados, tornam as Biojóias mais frágeis e delicadas, que precisam ser guardadas em lugares arejados.
Não molhar e não deixar em lugares úmidos e abafados, não entrar em contato com produtos químicos e ficar longe do fogo e do calor, faz parte dos cuidados básicos. Não colocar a sua Biojóia junto com suas outras jóias, para que não sejam danificadas. Não é uma jóia para entrar no mar ou na piscina. Com estes cuidados, ela pode durar muito.
Você verá que os conceitos de que vestir uma jóia era privilégio de poucos e de que necessariamente muito dinheiro deveria ser investido, são coisas do passado.
Tipos de sementes para biojóias: de açai, jarina, jupati, pataua, ingarana, morototo, murumuru, jatobá, buriti, olho de cabra, tamarindo, olho de boi, tucuma, flamboyant, paxiubao, entre outras.

Outros materiais: bambú , capim dourado, fibra de piaçava, pedras naturais, etc.

Colar feito de sementes de morototo pela Amazon Factory
Pulseira feita com sementes grandes de jatobá, açaí branco e detalhes em côco também da Amazon Factory


Mais exemplos de Biojóias
Siga as imagens da esquerda para a direita:

Brincos

1-Brincos de sementes de açaí e morototó;
2-Brincos de sementes de açaí e côco;
3-Brincos de sementes de mulungo e bambú;
4-Brincos de sementes de paxiuba e açaí;
5-Brincos de côco e açaí;
6-Brincos de muruci e açaí;
Colares

1-Colar de sementes de açaí e jarina;
2-Colar de sementes de morototo, paxiúba e açaí;
3-Colar de sementes de açaí e côco;
4-Colar de tento, jupati e jarina;
5-Colar de mulungo e açaí;
6-Colar de açaí e jarina;


Cintos

1-Cinto de côco;
2-Cinto de miçangas de madeira e fio de couro;
3-Cinto de madeira polida;

Pulseiras

1-Pulseira de sementes de tento e açaí;
2-Pulseira de sementes de açaí e pixiubao;
3-Pulseira de madeira jatobá;
4-Pulseira de sementes de açaí e madeira jatobá;

Prendedores de cabelo

1- De sementes grandes
2- De côco
3- De côco com pauzinho de pedaço de palmeira.

Biojóias feitas pela Amazon Factory

O nosso Brasil é tão rico em termos de produtos naturais que transforma o trabalho de fazer biojóias ou eco bijus muito prazeroso e lucrativo. Aposte você também nessa idéia!

Biojóias Definição Idéias e Sugestões

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

Um comentário

  1. Olá Mariana.
    Parabéns pelo blog. Super interessante.
    Navegando,cheguei aqui por acaso e percebi que no post sobre biojóias, você mostrou fotos numa montagem feita por mim, onde mostro algumas de minhas criações, assim, fazendo a correção, não é uma imagem do Recife olx, como mencionou, mas minha. Aproveito para convidá-la a conhecer um pouco mais de minhas criações no site http://www.patriciamoura.com
    Deixo um abraço frateno, desejando muitas alegrias e saúde.

    Patricia Moura