quinta-feira, 7 dezembro, 2017
Capa > Técnicas > Outras Técnicas > Kumihimo > Cordas para a Técnica do Kumihimo
Cordas para a Técnica do Kumihimo

Cordas para a Técnica do Kumihimo


Pin It



Cordas para a Técnica do Kumihimo

O Kumihimo é um tipo de trança Japonesa possível de ser produzida com vários tipos de cordas. Essas cordas podem ser feitas de cetim, seda, além de uma variedade de outros tecidos e até combinações de fibras diversas. As tranças do Kumihimo podem variar de simples a complexas. E todas são lindas! Os estilos e as formas de uso das tranças mudaram ao longo do tempo na cultura Japonesa assim como em todo o mundo. Acredita-se que o Kumihimo tenha sido muito popular na Idade Média no Japão, quando a armadura para Samurais exigiu até 1.000 pés de trança! Além disso, as tranças foram usadas em muitos outros casos como em kimonos e armaduras para cavalos.


1- C-Lon Tex 400

O C-Lon Tex 400 é  um fio de nylon de multifilamentos trançados e de 3 camadas com um diâmetro de aproximadamente 0,9 mm. É extremamente forte contra rupturas, o que significa que seus trabalhos em Kumihimo serão bem duradouros. O cordamento C-Lon desliza facilmente através do orifício de miçangas de 6/0 e é suficientemente espesso para preencher o buraco das mesmas.

C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400
C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400
C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400C-Lon Tex 400

2- Corda de Cetim
A corda de cetim é suave e tem como base o Rayon. Ela é brilhante, vibrante além de ser uma das cordas favoritas para ser usada em bijuterias de Kumihimo! A corda de cetim “Petite” é de aproximadamente 1mm de espessura ou até um pouco mais. Depende muito do fabricante. Essa corda faz uma trança de Kumihimo redonda de 8 camadas linda!

Petite Satin Cord


3- Fita para Kumihimo Gala
A fita Gala é uma fita maravilhosa feita com 100% de nylon e mede 6.35mm de largura quando completamente achatada. Sua largura é perfeita para trançar em um disco de Kumihimo além de trançar muito bem no Marudai (ferramenta para Kumihimo diferente do disco tradicional).  As cores podem ser variadíssimas!
Gala Kumihimo RibbonGala Kumihimo Ribbon
Gala Kumihimo Ribbon

4- Rayon Gimp para Kumihimo (Sem uma tradução exata para o português)
O Rayon Gimp é uma fibra super divertida para usar no trançado. Cada fibra é delicadamente tingida à mão e possui um brilho incrível. Esse tecido é feito por artesãos Europeus e é uma fibra redonda de peso médio, constituída por um núcleo de algodão cuidadosamente envolto com uma bainha fina de rayon.  Essa fibra fica lindíssima se misturada à corda de cetim mencionada logo acima.

5- Corda 100% seda
Corda de 0.042mm perfeita para Kumihimo.

Esses e outros materiais são vendidos em lojas virtuais variadas. As que eu vou mencionar aqui foram encontradas em simples buscas no Google. Veja aqui.
Site com cordas e fibras especiais, aqui.
Entenda que você poderá usar outras cordas e fitas além das descritas nesta postagem. Tudo é uma questão de experimentar materiais que você venha a ter acesso e que possam parecer possíveis de serem usados no Kumihimo.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.