sexta-feira, 8 julho, 2016
Capa > Inspirações > Fotografando Bijuterias > Crie o seu próprio estúdio de fotografias para tirar fotos profissionais das suas bijuterias.
Crie o seu próprio estúdio de fotografias para tirar fotos profissionais das suas bijuterias.

Crie o seu próprio estúdio de fotografias para tirar fotos profissionais das suas bijuterias.


Pin It



Quando eu comecei a produzir o blog e a fazer modelos de passo a passo para expor aqui, eu não tinha conhecimento nenhum de como tirar fotos profissionais tanto das minhas bijus como de cada passo dos tutoriais que eu fazia. As bijus poderiam sair lindas mas, as fotos não davam à elas a aparência justa. Foi quando eu descobri essas caixas-estúdio que vêm com lâmpadas especiais para tirar fotos profissionais de pequenos objetos.
Existem vários modelos no mercado e o preço, onde moro, varia de 50 a 600 dólares, de acordo com as minhas pesquisas. Mas hoje a ideia é você criar o seu próprio estúdio de fotografias para tirar fotos profissionais das suas bijuterias!
Este é um dos modelos de caixas-estúdio profissionais:
caixa-estúdio
Mas pesquisando ainda mais, descobri um projeto de construção de uma caixa, feito por Jeffrey Bail (http://www.jeffreybail.com/).
Você quer subir mais um degrau no que se refere a expor suas bijus? Então, acompanhe comigo esta postagem.
(Foto perfeita de um bracelete de miçangas e base de madeira)

bracelete-de-miçangas2

Material necessário:
1- Para começar, você vai precisar de uma caixa de papelão. Ela não pode ser nem muito grande e nem muito pequena. Ela deve ser grossinha também, e o melhor de tudo, você pode encontrar caixas assim de graça!
estúdio-de-fotografia1
2- Você também vai precisar de tecido branco. O tipo de tecido pode variar.
3- Separe fita isolante, cola, tesoura, caneta, estilete e fita métrica.
estudio-de-fotografia2
4-Outra coisa que você vai precisar é de um papel cartolina. Este papel ficará na parte de dentro da caixa onde a sua bijuteria será colocada para as fotos. As cores do papel podem variar para que a sua bijuteria se destaque melhor.
5- Agora vem a parte mais cara deste projeto. Você vai precisar de muita luz iluminando dentro da caixa e para isso, você vai precisar de uma lâmpada ou duas bem fortes. Caso você já tenha lâmpadas boas em casa, então você vai ter um gasto a menos para iniciar este projeto.Passo a passo:
A) Para começar, marque em torno de 4 centímetros os lados da caixa com a fita métrica e a caneta.B) Corte os lados da caixa e a parte de cima como na imagem abaixo. Perceba que a parte de baixo deve estar intacta!)

estudio-de-fotografia3

Corte a cartolina no formato de um retângulo. O tamanho desta peça vai variar de acordo com o tamanho da sua caixa, então, corte primeiro a largura do retângulo que deverá ser a mesma largura da parte interna da caixa. Posicione o papel dentro da caixa fazendo uma curva para cima (veja a imagem abaixo). Corte o excesso de papel que poderá ficar para fora da caixa na parte de cima. Prenda esse papel à caixa com fita e cola.
estudio-de-fotografia4
Obs: Caso a sua caixa não seja branca por dentro, então, cole cartolina branca nos espaços internos.
estudio-de-fotografia5
D) Agora, cubra os espaços abertos da caixa com o tecido branco, menos a parte de frente da caixa. Use cola e fita adesiva para ajudar.E) Posicione a lâmpada na parte de cima da caixa. A luz deverá ultrapassar o tecido sem dificuldades.F) Posicione também a sua câmera fotográfica na parte da frente da caixa onde não deverá estar coberta pelo tecido.
estudio-de-fotografia6
Pronto! Agora tire fotos profissionais das suas peças a um extremo baixo custo!

estudio-de-fotografia7
Dica: Além de usar cores de cartolina diferentes para destacar melhor algumas bijus, use também plaquinhas lisas escuras ou brancas de vidro para apoiá-las. Para o efeito de brincos pendurados no meio de um espaço branco, use linha transparente e prenda um pedaço de um lado ao outro da caixa como um varal. Seus brincos vão parecer que estão flutuando!

estudio-de-fotografia8

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

24 comentários

  1. Meu que máximo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Amei, adorei e vou testar agora mesmo rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrs D++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Tks TKs TKs

  2. AMEI!!!!!
    Essa caixa resolve meus problemas de padronizar a luz das fotos!
    Só um detalhe… a luz externa também influencia, logo deve-se ter a preocupação de fotografar sempre no mesmo horário do dia!

  3. Qué gran idea! me encanta. Gracias por el paso a paso, me lo apunto en cosas por hacer.
    Besos

  4. Oi Mariana, que maravilhosa dica para as blogueiras que vendem bijuterias, sem dúvida teu blog é perfeito, você divide teu conhecimento e isso é muito bonito. Bjs
    Joana

  5. Vou seguir o seu conselho, porque as minhas fotos não ficam lá muito boas. Bjhnos e bom fim de semana.

  6. Outra dica fenomenal. Ainda sou iniciante no ramo e também admito carecer de uma boa máquina digital. Quando a possuir, não deixarei de aproveitar mais esta dica.

    Enorme abraço!
    =*

    Grey

  7. Mariana,
    Admiro demais seu blog.
    Seu bom gosto e sua dedicação, parabéns!
    Senti muito sua falta nos dias em que vc esteve fora…
    Este post de hj é o máximo, tentei tirar fotos de minhas bijus, mas foram um fracasso.
    Obrigada pelas suas valiosas dicas.
    Bj
    Maria Helena

  8. Nossa, certeza que vou fazer! Obrigada por mais uma dica!!!!
    Beijos

  9. Oi Mariana! Foi muito feliz esse post. Muito feliz mesmo.

    Abraços,
    Ozaíla

  10. Ahhh tá … agora nem quem eu não queria eu tenho que postar um comentário 🙂

    Marian, desde já te agradeço por tão boa vontade em partilhar seus conhecimentos. Sou de Portugal e tive a sorte de encontrar seu blog no inicio da minha actividade com bijuterias.

    Mas essa do estúdio está demais mesmo 🙂

    Tenho esse problema com todas as minhas peças e muitas não estão no meu blog, pk ficam mesmo esquesitas 🙁

    Grata mais uma vez

    (se houver alguem on-line no seu blog, pode apostar que sou eu :P)

  11. oi Mari
    Que legal esse estúdio. Adorei.
    bjim minerim

  12. Olha, nesse mundo tão corrido, ver gente como você que tem essa noção tão limpa de generosidade com o próximo e que pensa no coletivo a ponto de ensinar, realmente, é gratificante. Não só pelo trabalho, mas principalmente pela pró-atividade em fazer a energia fluir, sempre para frente e para o ALTO! beijos

  13. Nossa adorei esse passo a passo!!! Mto fácil de fazer… eu sempre q tento tirar fotos às minhas bijus nunca gosto do resultado, mas agora tenho certeza q as fotos ficarão ótimas!!!
    Bjuxxxx

  14. Olá Mariana! Conhecí seu blog recentemente e me apaixonei! É muito criativo e energizante! Gostaria que me informasse como poderia iniciar a criação de uma grife de bijuterias, onde escolher ou fundir peças para compor as bijuterias, mas com toque artesanal. Me interesso muito pelo assunto, mas não conseguí obter respostas com pessoas que já trabalham no ramo… Sinto que posso contar com sua disposição, companheirismo e amor com que faz seus posters. Abraços, Selma.

  15. Oi Mariana:
    Achei teu blog pesquisando onde comprar botões pela internet. Achei muito legal, bem objetivo, limpo, claro, e é óbvio, instrutivo.
    Com esse estúdio, então, fiquei admirada. Tenho crianças, e quase só consigo fotografar à noite, qdo dormem. Adorei. Parabéns!
    Bjks.

  16. Nossa era tudo que eu precisava!!!
    logo vou postar meus acessórios, bjos

    meus blogs:
    selluemoda.blogspot.com

    sellueacessorioartesanal.blogspot.com
    (este está em construção!!…não estava acertando nas fotos…rsrs…vou testar sua dica!!!)

  17. Genteeee
    Eu fiz e minhas fotos ficaram um arraso!!!!
    Só que fiz numa caixa pequena, era o que eu tinha em casa, então só posso fotografar coisas pequenas, mas amanha mesmo vou atras de um caixão!!!! Vou fotografar todas minhas bonecas!!
    Obrigada pela dica, que Deus de em dobro!
    Bjos

  18. tinha muitas dificuldades com as fotos, AHHHH, acabei de fazer o meu….ficou 10000….confira minhas fotos no orkut.
    Atelier Bijoux

    Viviane

  19. WOW! Obrigada por compartilhar!
    Deus te abencoe (^^)

  20. AMEI!
    Tenho uma loja virtual: http://www.anacriacoes.elo7.com.br e essa caixa vai me servir muito.
    Vou fazer.

    Parabéns pelo blog!
    Abraços.

  21. Eu AMO esse blog! Essas informações das fotos foram demais! Obrigada por compartilha-la com suas milhões de leitoras, você é um amor! Bjs!

  22. Oi Mariana, obrigado e parabéns por compartilhar esse conhecimento, sou artesão e faço pra minha esposa algumas peças de bijux de vidro de garrafa, adorei sua dica da caixa para fotografar as peças, farei uma e em breve Vc poderá ver algumas peças em: http://www.studio377.com.br

    sucesso, um abraço fraterno e fique com Deus.

  23. Cara Mariana,
    Serviço de utilidade pública é pouco!
    Será que eu poderia divulgar teu blog no site da nossa loja?
    http://www.supermoderna.com.br
    grata
    Juliana

  24. oi Mariana estou construindo um blog e adorei essa ideia da caixa estudio sera que posso copiar no meu blog são lindas suas pecas sou sua fã quando der de uma olhada no meu http://www.boutiquecosmica.blogspot.com.br bjs luporai