domingo, 10 setembro, 2017
Capa > Técnicas > Tecidos > Rendas > Engomando a Renda para Fazer Bijuterias
Engomando a Renda para Fazer Bijuterias

Engomando a Renda para Fazer Bijuterias


Pin It



Engomando a renda para fazer bijuterias: A Manoela, seguidora da comunidade deste blog no orkut, criou um tópico me perguntando sobre como fazer para que as rendas fiquem bem durinhas. Ela disse já ter tentando com goma de maizena, o que desbotava os tecidos coloridos e que só funcionou com os brancos. Disse também que a cola de tecido e cola tenaz deixou o tecido brilhante, o que ela também não queria. A pergunta então era: “Você pode me dar uma dica de como engomar a renda?”
Bom, eu não sabia, mas a Renata Teixeira do site http://www.fridak.com.br/, deixou algumas dicas lá na comunidade que eu achei interessantes para postar aqui e assim, todas vocês, que não fazem parte do nosso grupo de discussões, podem saber também.Imagem: Colar de Rendas Sobrepostas no Estilo Vitoriano Francês

Há 3 possibilidades:

1) Receita com termolina leitosa:
· 1 tampinha de termolina leitosa· ½ tampinha de água· plástico para proteger a mesa· trincha ou pincel largo
Coloque a termolina e a água em um copo e misture bem até dissolver completamente. Mergulhe a trincha nesta solução e passe sobre o tecido espalhando bem, até molhá-lo completamente. Deixe secar e passe a ferro na temperatura adequado ao tecido e cobrindo-o com um pano limpo. Lave bem o pincel em água corrente depois de usá-lo.

2)Receita com amido de milho:
· 1 colher se sobremesa de amido de milho· 1 copo de água ( 250ml)· 1 panelinha· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamente, depois passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido escolhido.

3)Receita com cola branca:
· 1 parte de água· 2 partes de cola branca· bacia
Essa receita é indicada para se fazer trabalhos maiores, porque o tecido fica mais firme. Despeje a cola e a água em uma bacia e misture bem até dissolver completamente a cola. Mergulhe o tecido, cuidando para todo ele fique bem molhado. Retire da bacia e coloque para secar. Passe bem a ferro na temperatura adequada ao tecido.Se for fazer esta receita apenas para um pedacinho de tecido, faça como na receita com termolina.

Essas foram as opções encontradas pela Renata e, depois de uma pesquisa minha, também não soube de mais nenhuma opção. Se você souber de mais alguma dica, colabore com esta postagem!

Beijokas da Mari.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

5 comentários

  1. nossa senhora!! que lindo!!!
    Beijos Chika
    http://chikapitanga.nafoto.net/

  2. legal..
    fiz um tem parecido com este da foto a alguns meses… usei amido.. e nao gostei do resultado, porque estou espetando a pele..

    mas, nao fiz a mesma diluiçao…

    vou tentar com a diluiçao que disse..

    valeu a dica..

    beijos

  3. Já fiz com cola branca e álcool.
    Medidas iguais.
    A secagem é bem rápida.
    Gostei do resultado.

    Beijos.

  4. Eu amo seu blog, graças a ele eu retomei a vontade de fazer as bijoux, que Deus lhe abençoe sempre e estou passando para minhas amigas!!!!

    bjs

    Denise

  5. amei teu blog, assim como a colega Denise, retomei a vontade tambem de fazer bijuteria. As informacoes contidas nesse blog sao valiosas e criativas… sucesso

    Patricia Fujiwara