domingo, 10 setembro, 2017
Capa > Passo a Passo > Acabamentos > Faça Seus Fechos com Arame(ou fios copper) – Idéias + Passo a Passo
Faça Seus Fechos com Arame(ou fios copper) – Idéias + Passo a Passo

Faça Seus Fechos com Arame(ou fios copper) – Idéias + Passo a Passo


Pin It



Faça seus fechos com arame: Pois é, esse negócio de comprar os fechos ou acabamentos já prontos nas lojas que vendem materiais para a montagem de bijuterias já é um negócio ultrapassado. Além de ser mais caro, não é?
O grande lance agora para muitas “miçangueiras de plantão”, tem sido encontrar os arames ou fios desejados para criar essas pecinhas tão necessárias. Para quem ainda tem dúvidas de onde encontrar esse material, na comunidade deste blog no orkut nós trocamos endereços e dicas sobre isso. Se você tiver paciência, em várias postagens aqui eu também dou dicas além de endereços que estão do lado direito dessa página.
Outra coisa complicada é encontrar as espessuras certas de acordo com o tipo de trabalho que você quer fazer. Você pode reparar que algumas peças têm os fios mais grossos e outras fios mais finos. Os mais grossos é que são os mais difíceis de se encontrar, infelizmente. Quem conseguir ter acesso a eles no Brasil, não deixe de passar a dica para as suas colegas, please!!!?
Por enquanto, vamos conhecer um pequeno passo a passo de um bastão que é utilizado para fechos? Este possui uma espessura mais fácil de se encontrar por aí, é a de 0.32mm. Vamos ver então:
Siga o passo a passo do fecho de cima para baixo e da esquerda para a direita:
Comece cortando um pedaço de fio bem comprido. Algo em torno de 15 cm. Faça um looping no centro do fio e posicione os dois lados do fio para a mesma direção. Com um lado do fio, você deverá seguir até um tamanho desejado para peça, fazer outro looping e volta para a direção do looping anterior. Com o outro lado do fio que sobrou, você vai começar a envolver a base. Perceba que para este processo, você deverá usar o seu alicate de ponta chata para segurar a peça enquanto você trabalha. Quando chegar na altura do meio da peça, faça uma voltinha para cima, e volte a envolver a base (imagem 5). Finalize.

Vamos para mais idéias?

Estes fechos abaixo são um exemplo de peças feitas com um fio de espessura mais grossa. Eles também foram martelados em algumas partes para dar um efeito amassadinho e mais plano.

Queria também finalizar essa postagem agradecendo o apoio e a amizade de algumas amigas blogueiras que estão sempre por aqui mandando mensagens e acompanhando as postagens que eu faço. Mesmo em fases difíceis elas me deram apoio psicológico e mostraram interesse pela minha vida além do mundo virtual. Um beijo grande para a , a Vilma, Ozaíla, Audrey, Melza, Rayan, Eliane Lourenço, Ana e Cris, Liz, Edna e todas vocês que sempre passam por aqui com mensagens positivas e de carinho.
“A caridade é o caminho mais curto para a perfeição”.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

9 comentários

  1. Nossa Mari, essas dicas são mais que preciosas, pois o que mais me dá transtorno são os fechos, pois, as vezes não quero usar os tradicionais comprados prontos, gosto de fazer diferentes. E essas dicas são d++++.
    Obrigada. Déda.

  2. Magoeiii! E eu? Rsrsrs, vc tá inspirada nos fechos. Amei os últimos pois ficaram com aparência mais comercial. Gostei muito! Bjs.

  3. Parabéns pelo blog, tem me ajudado muiiiiiiiito mesmo, todos os dias faço uma visitinha para apreciar seu trabalho e ver as novidades. Essas dicas de fechos foram maravilhosas.
    Obrigada e parabéns mais uma vez.

  4. Adorei a postagem dos fechos.
    To precisando aprender novos.
    Já tentou criar um fecho no estilo boia? Acha que da para ebutir a mola em um torcidinho?
    E se colocassemos a mola em um canutilho de metal moldado de forma oval?
    To tentando!!!!!
    Se der certo eu passo a dica!
    Tenha um dia maravilhoso!!!!!
    Beijussss
    Vilma.

  5. Ah, brigadão, você é muito querida, e uma pessoa tão iluminada não merece nada menos que muito carinho.
    Esse post ficou ótimo, são idéias tão simples que dão tanta graça às peças e nem sempre temos o essencial: as idéias.Ainda bem que temos você. Bjs.

  6. OI……..

    Adorei seu trabalho, a beleza das peças, a criatividade, os passo a passo e o bom gosto. Enfim, voltarei….

    abraço
    Cidinha

  7. Pois é, Gente… esse fio de aço está me deixando lelé… Não acho em nenhum lugar! As pessoas confundem fio de aço com cabo de aço…

  8. Que a paz esteja contigo, soui sua fã vc já sabe não consigo ficar sem dar uma passadinha por aqui adorei esse fexe só tem um coisa as vezes fecho apagina e não lembro como inicia aí volto novamente, mas adoro vc
    tudo de bom obrigada,lindinha vc é mil……

  9. Concordo com a Frida, essea fios de aço são difíceis de encontrar por aqui! Tô louca pra tentar fazer as peças mas não encontro matéria prima. Que chato…se alguém souber por favor passe o endereço! Obrigado desde já!