segunda-feira, 11 setembro, 2017
Capa > Técnicas > Arames > Fazendo Malha de Arame Viking Número 2
Fazendo Malha de Arame Viking Número 2

Fazendo Malha de Arame Viking Número 2


Pin It



Fazendo Malha de Arame Viking: Na postagem anterior sobre este mesmo assunto, eu postei um passo a passo sendo que a ferramenta usada era um pouco diferente da deste passo a passo de hoje.
A malha viking, feita com fio de aço ou arame, é muito interessante para vários modelos de bijuterias. Um exemplo disso você pode ver logo abaixo neste conjunto de brincos e colar produzido pela artesã Janraven (ela expõe as suas peças no site do etsy).A malha viking pode ser feita somente com fio de aço ou arame como também pode ter miçangas adicionadas à ela. Um luxo só! Passo a passo para se produzir a malha viking:
Para este passo a passo, os materiais utilizados foram o fio de aço ou arame, e mais este kit de madeira da imagem abaixo. Este kit é tão simples que você mesma aí na sua casa pode improvisar ou mandar um marceneiro fazer para você. Não acredito que ele seja encontrado com facilidade no Brasil.
Seguindo a imagem da esquerda para a direita, comece dando cinco voltas com o fio em torno de um cartão de crédito. Depois, dê uma laçada em torno dos fios como mostrado na segunda foto.
Abra os fios dobrados fazendo um formato de estrela com 5 pontas.
No tubo de madeira, marque com uma caneta um formato de estrela e, com a ajuda do cartão de crédito, faça linhas acompanhando as pontas da estrela na parte de cima do tubo.
Posicione a estrela feita com o fio exatamente onde foi desenhado no tubo e dobre as pontas na direção das linhas marcadas anteriormente. Depois de dobrar os fios em direção ao tubo, prenda-os com uma fita tape.
Agora, corte um pedaço longo de fio (o comprimento vai depender do tamanho da peça) e comece a trançar.
Perceba nas imagens, que a partir de um determinado momento haverá uma troca de fios. Isso é para você entender que você poderá continuar a trançar com um novo fio, caso seja necessário.
Chegando no comprimento desejado, enrole a ponta do fio em torno da malha e amasse bem para que fique presa.
Com a ajuda de um alicate, pegue a malha, já fora do tubo, e passe por dentro do buraco da madeira para deixá-la certinha e sem deformações.

Clique na imagem abaixo para ver em tamanho maior
(Passo a passo produzido por Fine Art By Rocio)

Nas pontas da malha, você poderá criar acabamentos diversos. Veja as imagens abaixo e perceba como as malhas podem se transformar em bijus que são o máximo!

Bijus feitas por artesãos variados que apresentam e vendem as suas peças pelo site do Etsy.com

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

2 comentários

  1. Nossa eu adoro fazer biju, e essa realmente parece ser uma delicia de fazer, nunca tinha visto, amei.

    Beijos

  2. Amei seu blog, pois também tenho blog de bijus e artesanato e adoro essa arte.