domingo, 19 novembro, 2017
Capa > Inspirações > Com Cordas > Lendo Gráficos de Kumihimo com Miçangas
Lendo Gráficos de Kumihimo com Miçangas

Lendo Gráficos de Kumihimo com Miçangas


Pin It



Lendo Gráficos de Kumihimo com Miçangas – Antes de tudo, você deve saber sobre quais são as bijuterias que fazem parte dessa dança. Veja mais, aqui.  Caso você já esteja familiarizado com essa técnica, vamos direto ao assunto de hoje que é sobre ler gráficos! Os gráficos de Kumihimo são ilustrados a partir de um grande círculo reprensentando o “marudai ou “disco”. Em torno dele você poderá perceber círculos menores e coloridos que vão representar as cordas. E, é claro, as cores desses círculos menores representam as cores das miçangas nas cordas (com tamanho ou milimetragem de cada uma).

(Gráficos e explicações cedidos por Facet Jewelry Making Start to Finish e traduzidos por Como Criar Bijuterias)

Dependendo da complexidade da estampa da corda, você haverá um gráfico que indicará as miçangas que deverão estar em cada corda. Se existir apenas uma cor para cada corda, individualmente, isso significa que essa mesma corda terá sempre a mesma miçanga. A presença de mais de uma cor ou círculo pequeno, significa que o modelo dependerá de tal sequência para dar certo.

A variedade de miçangas e cores poderá oferecer-nos uma imensidão de possibilidades. As fotos aqui mostradas nos mostram 6 modelos básicos que você conseguirá seguir agora mesmo.

Vamos dizer então que você ainda não tenha a menor noção de como seguir esses gráficos. Sem problemas! Eles não são assim tão simples logo “de cara”.

Veja como seguindo a esses tutoriais de artesãs americanas que eu admiro bastante.


Entenda que existem outros modelos de gráficos de Kumihimo dedicados apenas para as cordinhas sem as miçangas. Veja dois exemplos:

Em minha próxima postagem vou falar das diferentes possibilidades de linhas que servem para a técnica do Kumihimo. Não perca! Siga-nos em nossa fã page no Facebook para não perder as atualizações.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.