segunda-feira, 11 setembro, 2017
Capa > Inspirações > Dicas de Cores > Moda Rococó
Moda Rococó

Moda Rococó


Pin It



Moda Rococó: Após postar sobre estilos como o Vintage, o Gótico, o Vitoriano e alguns outros que estão ligados à nossa história, achei que seria muito interessante também falar sobre o estilo Rococó relacionado à moda e às bijuterias. São elementos que caracterizam o estilo Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.

Este par de brincos abaixo foi inspirado no estilo rococó.

O rococó tem como principais características:

  • Cores claras
  • Tons pastéis e douramento
  • Representação da vida profana da aristocracia
  • Representação de Alegorias
  • Estilo decorativo
O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa “concha”, associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.
Veja mais idéias de bijus:

O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o neoclassicismo. Visto por muitos como a variação “profana” do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitectura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero.

Este bolerinho foi também inspirado no estilo rococó mas em uma versão moderna.

Acompanhando as figuras da esquerda para a direita temos um colar rococó (perceba que o tom de dourado toma todo o colar), depois temos uma caixinha de jóias feita com decoração em renda, logo após temos um lindo cachecol e por último, um pedaço de renda rococó que será usado para fazer um colar.
Como ter idéias de combinação de cores é fundamental, veja algumas paletas interessantes para o estilo rococó:

Quem quiser ainda conhecer mais da moda rococó, uma ótima pedida é assistir ao filme “Maria Antonieta” A princesa austríaca Maria Antonieta é enviada para se casar com o príncipe francês. Reprimida pelo ambiente da corte, ela cria seu próprio universo.
Dirigido por Sofia Coppola (Encontros e Desencontros) e com Kirsten Dunst, Steve Coogan, Judy Davis e Asia Argento no elenco.
Foi Vencedor do Oscar de Melhor Figurino!

Imagens: Sets inspirados em Maria Antonieta.
Maria Antonieta
Maria Antonieta Josefa Joana Von Habsburgo-Lorena (em francês: Marie Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine; Viena, 2 de novembro 1755 – Paris, 16 de outubro 1793), arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789. Maria Antonieta era a filha mais nova de Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco Estêvão de Lorena, respectivamente, rainha soberana da Áustria e imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Casou-se em 1770, aos catorze anos de idade, com o delfim francês Luís Augusto, que, em 1774, tornou-se o rei de França, com o nome de Luís XVI.
Maria Antonieta

 

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.