Pin It
Tweet




Pin It
Tweet



sexta-feira, 8 julho, 2016
Capa > Dicas da Mari > Nichos de mercado e bijuterias. Leia se você quer ter sucesso!
Nichos de mercado e bijuterias. Leia se você quer ter sucesso!

Nichos de mercado e bijuterias. Leia se você quer ter sucesso!


Pin It



Você lembra de quando eu falei sobre empreendedorismo aqui no blog? De como nós, artesãs somos empreendedoras e que, explorar isso em nós é muito importante para melhorar nos negócios?
Pois é, o empreendedorismo está diretamente ligado ao que eu vou falar hoje com vocês que é sobre o nicho de mercado.
Nichos de mercado é o que todo iniciante como empresário necessita se preocupar para começar um negócio.
Veja o que significa:
(Esta parte foi retirada do site wikipedia)“Nichos de mercado são negócios cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa).

Ocupando pequenos Nichos de mercado, pequenas e médias empresas desenvolvem recursos para manter uma posição saudável no mercado através da contínua perseverança e dedicação em atender seus consumidores melhor que outras empresas, por buscar e compreender as necessidades do seu público.
Para desenvolver uma estratégia de nicho é preciso que haja efetiva oportunidade de mercado e de potencialidades exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo desempenho no sentido de aproveitá-la da melhor forma possível. A existência de oportunidades de mercado decorre do ambiente de marketing, das características dos clientes, ou das ações (ou ausência) dos concorrentes.
As potencialidades necessárias da empresa requerem desde a sua capacidade de identificar as oportunidades até a disponibilidade de recursos e capacitações administrativas, tecnológicas, produtivas, mercadológicas, financeiras e outras que lhe possibilitam explorar tais oportunidades. Deste modo, a estratégia de nicho vai depender do efetivo desempenho da empresa, no sentido de se ajustar de forma adequada ao consumidor-cliente estruturado em sólidas bases no planejamento do negócio e no posicionamento mercadológico.”
 Mas por que eu estou falando sobre isso, já que o assunto aqui é sobre bijuterias, um nicho já muito explorado no mercado atual mundial?

É importante saber que, um nicho de mercado pode ser encontrado a partir de um único pensamento, uma única idéia que muitas vezes pode gerar milhões. Sim, milhões em dinheiro.

Vamos raciocinar:

Você ama a montagem de bijuterias, não? Quer muito ganhar dinheiro com isso?
Então você vai ter que encontrar um nicho de mercado dentro desse mundão competitivo.
Você vai ter que criar algo nunca criado e desejado por muitas pessoas. Parece difícil, não? Mas a dificuldade está em ter uma idéia  fantástica e isso, depende só da sua capacidade de criação e o entendimento da necessidade das mulheres vaidosas a sua volta.

Minhas idéias para empreendedoras no mundo das bijuterias:
(Leia com atenção pois, poucos compartilham essas coisas)

1- Crie uma ferramenta para a montagem de bijuterias. Que ela seja maravilhosa e diferente do que se encontra no mercado. Procure algum marceneiro ou alguém que possa montá-la pra você. Coloque seu nome no modelo e registre com direitos autorais.

2- Crie um estilo de bijuterias e registre;

3- Crie um tutorial difícil de ser copiado a olho nú e venda o passo a passo;

4- Crie um modelo de bijuterias que você nunca viu antes e que seja tão interessante que qualquer loja queira comprar ou ter em consignação;

5- Crie um website que seja um diferencial na internet. ( Ahh, queria eu ter inventado o Polyvore. Que idéia!)

6- Ame o que você faz. Não desista na primeira dificuldade. Insista no seu sonho.

Por Mariana Espindola

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

6 comentários

  1. Parabéns Mariana.
    Como sempre, idéias claras e objetivas. Atingindo exatamente o que precisamos saber. Racional, sem deixar o sonho de cada uma de nós relegado a um segundo plano.
    Abraços.

  2. Oi Mariana!

    Num post do dia 03.08.11, linkei o portal do empreendedor, aqui no Brasil é uma forma de se legalizar os pequenos empreendedores, principalmente quem trabalha com nicho de mercado.

    Beijoooo Bella!

  3. Muito oportuno o seu post Mari. Como bem lmbrou a Bia, no comentario anterior, o Portal do Empreendedor é uma forma de legalizar os pequenos empreendedores.
    Como em todo negócio, é importante também que o artesão não deixe nunca de pesquisar, de buscar informações, de trocar com outros artesãos.
    beijos para todos!

  4. Muito bom esse post Mari! Parabéns e obrigada por compartilhar suas idéias, é um gesto importante para muitas pessoas, que como eu, têm dúvidas semelhantes! Beijo grande e tudo de bom sempre! Renata.

  5. É realmente você arrasa nos conselhos e dicas… bjs lindaflorartesanatos.blogspot.com

  6. Adorei o post e as dicas, realmente nesse nicho tão competitivo temos q mostrar um grande diferencial e botar toda a criatividade p fora. Acredito q somos capazes e o melhor é ser “surdo” quando alguém disser que não podemos realizar nossos sonhos.
    O sol está aí e é p tds.
    Abraços