sexta-feira, 8 julho, 2016
Capa > Passo a Passo > Broches > Passo a passo de bijuteria soutache
Passo a passo de bijuteria soutache

Passo a passo de bijuteria soutache


Pin It



Passo a passo de bijuteria soutache – Soutache  é o nome dado a um tipo de galão, uma trancinha decorativa normalmente usada em cortinas e roupas. O soutache em roupas também é usado para esconder costuras. Nos uniformes militares, o soutache é usado para indicar a hierarquia. Nas bijuterias, o nome soutache é usado para as bijuterias feitas com esse exato galão que é de fios trançados e com um pequeno relevo no meio. Eles são conhecidos no Brasil como rabo de rato. Eu tenho a maior dificuldade de encontrar esses fios aqui e acabo comprando eles online.
Para você ter uma idéia de como essa técnica está pouco divulgada, eu entrei em algumas lojas que vendem materiais para bijuterias e ninguém ainda conhecia as bijuterias soutache! Sério? Sim, sério.
Apesar de você encontrar bijuterias assim pra vender online, e com facilidade, nem um livro com a técnica eu encontrei! Revistas? Muito menos! Acredito que ela seja um pouco divulgada apenas em algumas partes da Europa.
Brincos soutache (Etsy.com)
O tipo de galão usado nas bijuterias soutache (rabo de rato)

 

Para saber mais sobre essa técnica, visite a nossa loja aqui no blog e adquira o nosso E-book Volume 1 que já saiu!
ebook

Materiais:

É claro que além do rabo de rato, você vai precisar de agulha e linha (linhanyl ou nymo), pedras e miçangas da sua preferência, cola, um tecido para a base da bijuteria como o couro fininho, a camurça ou o feltro e o fecho necessário.

Passo a passo:

Este passo a passo pertence à Océanie Créations em www.oceaniecreations.fr e foi realmente muito difícil encontrar um tutorial sobre as bijuterias soutache. Em inglês eu não encontrei nenhum e acabei só achando em francês.
Este é um passo a passo para iniciantes na arte das bijuterias soutache. Mas através dele já dá para entender como as profissionais trabalham.

Este galão tem apenas um problema: ele desfia de te deixar impaciente! Para isso, empaste a ponta desfiada com cola.

Depois una os fiozinhos e a cola vai fazer com que não desfiem mais. 
Use uma base de tecido para prender a primeira pedra: 
Junte dois pedaços de duas cores diferentes dos fios com agulha e linha:
E costure na base onde a pedra foi colada: 

 Você deve costurar toda a volta:

 Até unir os fios acima da pedra:

 Agora você vai adicionar as miçangas menores:

As bijuterias soutache são uma mistura de costura + criatividade + paciência. Continue seguindo o passo a passo das imagens:

 Perceba que ao final da costura e depois de adicionar todas as miçangas, você deverá esconder a ponta do fio atrás da peça;

 Para isso, vá costurando o fio caminhando para a parte de trás;

 Corte o excesso;

 E adicione cola nas pontas!!!!!! Senão desfia!!!!!!

 Agora vamos fazer a alcinha:

 Faça novamente o acabamento na parte de trás:

 Quer adicionar miçanguinhas pelo lado de fora? Também pode:

 A finalização é simples. Costure os fios para a parte de trás da peça, como mostrado anteriormente. Jogue cola por cima de toda a área que deseja cobrir e coloque uma base de tecido (couro, camurça ou feltro.

 Pronto! Está finalizada a sua peça!

Looks em soutache:
1- Look para noivas:
Os looks de bijuterias soutache para noivas são um “must”!
Você pode usar fios (ou galões) soutache em tons dourados, prateados, brancos e beiges. Veja um belo exemplo:
Etsy.com
2- Look em hippie chic:
Nas bijuterias hippie, as cores vibrantes e a diversidade de materiais rústicos são essenciais. Na bijuteria hippie chic, os materiais podem ser também menos rústicos mas as cores continuam vibrantes. Veja um exemplo de bijuteria soutache no estilo hippie:
Etsy.com
3- Look Vintage:
Esses looks devem lembrar estilos antigose que marcaram uma época. Uma boa dica é olhar imagens de bijuterias antigas e criar a sua versão em soutache. Nãoé difícil já que os fios soutache são tão fáceis de modelar com agulha e linha.
Etsy.com
4- Look Gótico ou Vitoriano:
Os estilos góticos e vitorianos são marcados pelos tons escuros e modelos dramáticos.
Etsy.com
Você pode se inspirar em tanta coisa para criar as bijuterias soutache! Na natureza, nos animais, no modernismo e outros estilos já mencionados anteriormente. O céu é o limite. (Tô inspirada rsrsrs).
Obs: Essa postagem foi criada por mim com as explicações e traduções. As imagens foram tiradas do Etsy.com e Océanie Créations com créditos já dados anteriormente.
NOITE !!!!!!!!!!!!!!
Puro glamor!

 

Dori Csengeri earrings
Brincos Dori Csengeri 

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

4 comentários

  1. muito obrigada por compartilhar essas coisas tão lindas. sou louca pra saber como faz aquelas pulseiras que dar várias voltas no pulso e de couro. bjk

  2. Perfeito esse post.Muito obrigada Mari.Sabe que depois que comecei a acompanhar os post estou enxergando com outros olhos cada biju que vejo nas lojas.Parabéns!

  3. Boa tarde, o seu blogue é o máximo;) Gosto Muito PARABÉNS
    Desde Paris/Lisboa

  4. Parabéns, adorei o passo-a- passo, nem conhecia esta técnica muito bonita.