sábado, 24 fevereiro, 2018
Capa > Técnicas > Arames > Pingente de fio copper ou arame.
Pingente de fio copper ou arame.

Pingente de fio copper ou arame.


Pin It



Pingente de fio copper ou arame. Veja esse passo a passo super interessante!

Eu já fiz várias postagens sobre bijuterias feitas com arame ou fios copper e vi que muitas de vocês se interessaram. Por isso, hoje eu trouxe esse passo a passo que é um pouco mais trabalhado mas o resultado final é maravilhoso. A arte de torcer, dobrar e amassar esses fios é uma das minhas favoritas em termos de montagem de bijuterias.

Passo a passo oferecido pelo site:

Para fazer essa peça você vai precisar de fio copper ou arame de 0.51 mm ou qualquer outro tamanho que você se sinta melhor trabalhando; Use pedras, miçangas médias ou grandes, cristais ou qualquer outra peça da sua preferência para fazer esse pingente. Veja tudo sobre as espessuras dos arames, aqui.

Devo adicionar que o arame usado pela artesã é fio copper no modelo quadrado. o Semi-redondo também funcionaria. Veja mais sobre tipos de fios aqui.

1- Meça o tamanho da sua pedra em todo o seu redor num pedaço de fita;
2- Corte 5 pedaços de fio de arame num tamanho que seja o da pedra e mais a sua metade;
3- Una-os com, por exemplo, prendedores de saco de pão, em suas pontas;
4- Marque o meio dos fios e faça um laçado ou looping com um pequeno pedaço de arame fazendo pelo menos quatro voltinhas; Repita esse processo em toda a área que demarque o tamanho da pedra; Veja o exemplo da imagem abaixo (este processo foi repetido mais 4 vezes):
5- Use qualquer objeto redondo para fazer uma curva nos seus fios que já devem estar devidamente unidos;

6- Com o seu alicate de ponta chata, faça um puxadinho nos fios das partes de fora bem perto do laçado do meio;
Veja como deve ficar:
7- Faça a mesma coisa na parte entre os enroladinhos seguintes ao do meio exatamente como na imagem abaixo; Isso é o que vai segurar a sua pedra!

8- Encaixe a sua pedra perfeitamente na sua produção de arame (use uma fita para marcar o meio exato da pedra, se precisar);
9- Desenrole um pouco os enroladinhos mais próximos das extremidades e encaixe suas um das pontas de cada um dentro do orifício da pedra, mas isso não é fundamental. O importante é que sua pedra fique firme nos amassadinhos que você já fez no aço;

10- Una os fios na parte de cima da pedra e use um prendedor de saco de pão para segurar, por enquanto;
11- Corte um pedaço de fio em um tamanho suficiente para dar 4 voltinhas em torno dos 10 fios, sobrando ainda um pouco. Faça uma voltinha com o seu alicate desta forma:
12- Agora faça um looping ou laçado em torno dos 10 arames e deixe um pedaço de fio sobrar;
13- Agora, você vai dividir os arames para começar a trabalhar neles. Separe 4 para um lado, 4 para o outro e os outros 2 ficam onde estão, para cima. Perceba que existe ainda um pedaço de fio do looping ou laçado que você fez anteriormente;
14- Com a ajuda de uma caneta, você vai fazer uma voltinha com os dois fios que ficaram para cima;
15- Use o resto de fio que ficou para fora do laçado anterior para laçar em volta desses dois fios, firmando-os;
16- Use os outros 8 fios para fazer um trabalho de arte de acordo com a sua criatividade ou, trabalhe eles como os do pingente da imagem;
17- Faça voltinhas “loopings” nas pontas dos oito fios;
18- Voilá!!!

OBS: Para um acabamento ainda melhor, faça espirais ao invés de apenas criar uma pequena voltinha nas pontas. Essas pontas do jeito que a artesã fez podem facilmente agarrar na roupa e entortar.
Veja mais modelos lindíssimos através de vídeos de passo a passo e imagens.


Inspirações:

Perceba as espirais bem juntinhas à parte superios do trabalho. Dessa forma fica bem mais difícil de danificar o trabalho em caso de acidente com a peça.

Modelo com a técnica do “Wire Weaving”. Essa técnica é basicamente trançar dois fios mais grossos usando um fio mais fino. Aqui, além de ter sido criada uma “cama” para a pedra, a artesã utilizou um trançado tipo rede para o pendurador principal e maior. Depois criou um tançado mais fino nos últimos seis fios mais grossos que sobraram. O acabamento das pontas ficou escondido na parte de trás da peça.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

3 comentários

  1. Bom dia Mariana!
    O pingente ficou lindo!
    Estou fazendo um com cristal,
    Esta ficando muito lindo!.
    Obrigada por dividir essa técnica conosco.
    Beijusss.
    Vilma.
    Ah!!! tem novidade no Blog.

  2. Ficou muito legal. Parabéns!
    Eu só queria saber onde encontrar esse fio “achatado” que você usou.

  3. Maaravilhosoooooo!!!quem resitirá uma peça como essa??