domingo, 10 setembro, 2017
Capa > Passo a Passo > Acabamentos > Sem fecho? Sem problemas! Crie os seus próprios fechos!
Sem fecho? Sem problemas! Crie os seus próprios fechos!

Sem fecho? Sem problemas! Crie os seus próprios fechos!


Pin It



Você já se pegou terminando uma bijuteria e se deu conta de que não tinha o fecho certo para ela? Ou mesmo já se pegou sem ter fecho algum? Bom, a sugestão de hoje vai ter abrir os olhos para resolver esse problema com facilidade além de te ajudar a economizar. Fechos industrializados e legais às vezes não são muito baratinhos.
Quando você está trabalhando uma peça, você quer dar a ela personalidade em primeiro lugar. Eu sempre falo aqui: “Quer vender bem? Faça uma bijuteria bonita, de boa qualidade e diferente”. Para ela ser diferente, ela tem que ter personalidade própria. Um acabamento bonito e criado por você, pode ajudar a dar o toque necessário à sua peça.
Existem várias formas de se criar fechos interessantes e com personalidade. Rodando pelos links aqui do blog você vai poder ver vários exemplos mas, eu relacionei alguns importantes neste post.

1- Use ponto peyote.

Se você tem alguma experiência com pontos peyote você vai conseguir criar fechos bem legais em pouco tempo.
Faça um pequeno retângulo em ponto peyote e una as extremidades menores montando um tubo. Encaixe-o em um dos lados do seu colar ou pulseira. Depois, faça um círculo de miçanguinhas para o outro lado e pronto.
2- Use um botão ou uma miçanga maior e mais achatadinha, de prefência.
Eu tenho vários tipos diferentes de botões vintage espalhados aqui nas minhas caixinhas. Eu gosto de comprá-los em brechós.
Para usar um botão como fecho, costure-o em um dos lados do seu colar ou pulseira (como se fosse uma miçanga). Do outro lado, faça um “looping” de miçanguinhas pequenas. Fácil assim.
Nas bijuterias de crochê também fica uma graça.
3- Faça fechos de fios copper ou outros arames.
São incontáveis os posts aqui no blog onde eu mostro como fazer essas belezuras. Os modelos são incalculáveis já que, moldar fios te dá uma abertura tremenda para colocar a criatividade em prática.
Os gauges 16 e 18 são os melhores para trabalharmos fios para fazer fechos.
4- Não use fecho!
Como assim? Bom, se o seu colar ou pulseira tiver um acabamento de fitas, por exemplo, o laçarote feito na hora será o fecho.
Procure sempre dar um nozinho final nas pontas das fitas adicionando uma miçanga ou uma gota bem bonita.
A sua peça vai ser um charme só.

Além de fitas, use também correntinhas de crochê.

Você tem outra idéia? Compartilhe comigo fazendo o seu comentário neste post.
Beijinhos,
Mari.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

5 comentários

  1. Me peguei HOJE nessa situação!!!
    minha solução foi um botão, mas a outra ainda não achei, pensei em fazer amarradinho mas com o courinho não ficou legal =.. amanhã vou testar outras técnicas, e se achar comento aqui, parabéns pelo blog!!!

  2. adorei todas as ideias que colocou aqui no seu post.

    cada vez que passo por aqui fico com saudades de fazer bijutaria. tem cada coisa mais linda que dá mesmo vontade de me enterrar em contas, arames e missangas 🙂

    beijinhos grandes para você

  3. Muito legal! eu fiz uma pulseira de crochê e fiz uma flor fazendo as vezes de botão.
    obrigada pelas idéias.
    bjs

  4. sou sua fã sempre passeio por aqui,vc é uma das referencias de artesã……e falando em artesanato tenho certa dificuldades com fechos e então tive q colocar minhas idéias para funcionar uso mta fita de cetim,passanamaria,sutache,malhas feito trpilhos fininhos…..qdo preciso de um acabamento corro a um armarinho proximo de casa e faço em estudo na peça e oq tem a me oferecer…..um abraço

  5. Mari, este fecho com miçangas tá perfeitooooooo!
    Sabe que não tenho paciência pra fazer peças assim?! No máximo uma pulseira com entrelassamento heheh!
    Seu trabalho é belíssimo!
    Obrigada por sua visita!
    Bjs!