quinta-feira, 7 dezembro, 2017
Capa > Técnicas > Outras Técnicas > Costurando Miçangas > Tipos de miçangas japonesas e seus nomes
Tipos de miçangas japonesas e seus nomes

Tipos de miçangas japonesas e seus nomes


Pin It



Tipos de miçangas japonesas e seus nomes

Se você mora no Brasil, você já sabe que às vezes é difícil encontrar miçangas variadas de qualidade. Você também pode não ter tido acesso aos nomes que elas têm mundão à fora. Mas uma coisa eu as digo, saber sobre os componentes das miçangas que você está usando, o modelo, o nome e o fabricante são parte fundamental do trabalho de toda artesã da área de montagem de bijuterias. Por esse motivo eu estou aqui hoje trazendo nomes e modelos das miçangas de origem japonesa tão usadas em boa parte do nosso planeta! Acompanhe esta postagem e deixe seu comentário no final em caso de dúvidas ou caso queira dar um “oi”!


Seed, Delica, Rocaille, Charlotte… Saiba mais nomes!!! 

A palavra “seed” significa semente. E faz todo o sentido pelo tamanho delas, não é mesmo?

Delica: Ou miçangas japonesas cilíndricasElas têm um contorno cilíndrico perfeito. As de tamanho 11, inclusive, parecem retângulos bem pequenos, meio que imitando azulejos depois que são entrelaçadas. Elas têm um furo bem grande no meio para o tamanho delas o que facilita muitos trabalhos! Esses furos grandes também as torna super leves.

Rocaille: São as miçangas pequenas ou “seed” mais tradicionais redondas. Seus furos podem ser quadrados (mais difíceis de encontrar) ou redondos. Essas miçangas nem sempre são uniformes. Vocês que conhecem do assunto já devem ter reparado como em alguns casos elas vêm mais grossas ou mais finas. Isso pode dificultar muitos trabalhos entrelaçados mas também pode criar um ar mais rústico em algumas bijuterias.

Charlotte: São miçangas arredondadas e mais achatadas. Elas poderão ter um, dois ou até 3 cortes na face para criar um efeito de brilho.

 

Triangulares: São miçangas do tipo seed triangulares. Em alguns casos o formato do triângulo é mais certinho, já em outros, você vê um triângulo com as pontas mais arredondadas como o exemplo das miçangas abaixo.

Hexagonais: O próprio nome já as descreve 🙂

Magatama: São miçangas do tipo seed que se parecem com um início de uma gota. Elas dão um efeito incrível à muitas peças apesar de não servirem muito para bordar.

Corneta ou “Bugle”: São miçangas mais longas. No BR muito conhecidas como vitrilhos. Sendo que aqui nos EUA, as mais usadas são as de tom leitoso.

Twist: é como se tivessem pego uma miçanga do tipo corneta e torcessem.

Quadradas: Também, o próprio nome já as descreve.

Tila: Achatadas e com dois furos. Essas miçangas são muito versáteis! Veja uma postagem completa sobre essas miçangas, aqui.

Super Duo ou Duo beads Tradicionais: Elas parecem mesmo com pequenas sementinhas e sempre vê com dois furos. Veja mais sobre essas miçangas, aqui.

Diamond Duo Beads: Seguem a mesma linha das miçangas logo acima mas em um formato de balão ou diamante.


Miyuki

Uma pergunta que não quer se calar: O que significa Miyuki e por que essa palavra está relacionada a tantas miçangas do tipo “seed”?

Miyuki é uma marca de miçangas que fabrica principalmente as do tipo “seed”! As miçangas de vidro MIYUKI são consideradas um “padrão mundial” por sua alta qualidade, brilho e forma uniforme. Elas são altamente procuradas por estilistas, artistas e fãs de miçangas do tipo “seed” de mais qualidade. A marca MIYUKI produz vários tipos e formas de miçangas seed como a Delica, Twist, Rocaille e outras mencionadas nesta postagem.

Caso você queira fazer uma simples busca no Google, um bom exemplo é colocar: “Miyuki Delica Seed Beads” para encontrar as do tipo Delica.


Considerações finais

Existem muitas outras miçangas pequenas (seed) que são também muito utilizadas por várias artesãs profissionais. As mencionadas acima são apenas as mais famosas e mais vendidas.

Entenda que todas essas miçangas podem ser utilizadas na técnica do entrelaçamento e quase todas poderão ser utilizadas no bordado com miçangas tirando as que têm um formato de uma pequena gota (a Magatama).

Você poderá misturar vários tipos de miçangas em apenas uma peça! O que dá muita riqueza ao look. Veja a pulseira abaixo. Ela é daquelas compridas do tipo chan-luu. Passo a passo aqui.

Exemplo de como usar as miçangas do tipo Twist!

Se essa postagem te ajudou, deixe um comentário logo abaixo e curta a nossa Fã Page no Facebook clicando aqui!

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.