sexta-feira, 8 julho, 2016
Capa > Técnicas > Arames > Tudo o que você queria saber sobre modelos de fios copper e folheados e qualquer outro de metal.
Tudo o que você queria saber sobre modelos de fios copper e folheados e qualquer outro de metal.

Tudo o que você queria saber sobre modelos de fios copper e folheados e qualquer outro de metal.


Pin It



Tudo o que você queria saber sobre modelos de fios copper e folheados e qualquer outro de metal.
Os fios: Muitos artesãos usam apenas os fios redondos (round wire) para fazer as bijuterias que eles mesmos definem como “as tradicionais bijuterias de copper,  ou arame” que são feitas sem o uso de soldadores ou colas.

Alguns artesãos preferem trabalhar não só  arames em geral mas também com o fio de prata e fio de ouro de 14K ou 18K ou os folheados.
Vamos agora entender de cada modelo de fio? (Vão ser utilizados nomes em inglês com a tradução feita por mim).

Cada trabalho vai necessitar de uma ou mais espessuras de fios. Normalmente essas espessuras são definidas em Gauge (mais usada no exterior) e em milímetros.

Aqui no blog eu mostro a tabela com as medidas na área de downloads.

Fio semi-rígido (Half-hard wire)

Este fio é poderoso! Dê a ele a sua própria direção, usando a ferramenta certa, e ele irá fazer exatamente aquilo que você quiser. Trabalhar com o fio semi-rígido exige um pouco mais de precisão e confiança quando estiver fazendo determinados modelos. É importante usar apenas um movimento ao invés de vários no mesmo fio. Múltiplos movimentos pode ocasionar mais marcas em função dos alicates e ferramentas. Esse tipo de fio dá mais vida e suavidade às curvas e ângulos em geral e segura bem o formato desejado ao final do trabalho.

Fio macio-morto (Dead-soft wire)

Esse tipo de fio é muito fácil de se manipular e também muito divertido para fazer cachos, espirais, ondas e etc. É super gostoso de se usar quando você deseja modificá-lo até que fique no formato que deseja.

Fio quadrado (Square wire)

Usar esse tipo de fio para fazer bijus como braceletes, por exemplo, dá à elas muito mais durabilidade e elegância. Ele vai manter sua forma muito melhor que outros fios ao longo dos anos. O fio quadrado mais comum de ser usado é fio quadrado semi-rígido de 22 gauge (square half-hard. Ele é muito versátil e combina bem com os fios de 24 e 21 gauge.

Fio semi-redondo ( Half-round wire)

Esse tipo de fio é basicamente usado para unir feixes. Também é usado para fazer molduras de cabochões ou pedras em geral assim como em pedras cortadas e quebradas para fazer pendantes, aneis e brincos.
O fio semi-redondo ocupa menos espaços que o fio quadrado. Desta forma, a moldura em pedras ficará mais certinha e bonita.
Você vai perceber nas próximas postagens que este fio será mais usado no gauge 20. Este fio também pede que o artesão use bastante a sua energia na hora de modelar. Os gauges 16 ou 18 também são ótimos para serem usados em design de braceletes e colares.

Fique agora com um ótimo vídeo de passo a passo de bijuteria de fio copper.

Sobre MarianaEspindola

Formada em Direito, é Empresária, Escritora e Blogueira.

7 comentários

  1. Olá MARIANA, vim conhecer seu blog através da Maria Elza e adorei.
    Nossa, nunca tinha entrado em um blog de biju e adorei.
    As dicas de colocar biju nos sapatos é ótima.
    PARABÉNS.
    Não sou muito de usar bijus mas de vez em qdo é bom né rsrs.
    Bjs e já estou te seguindo.

  2. parabéns Mari,mais uma vez arrasando nas dicas!!Obrigado por dividir conosco o que sabes!Pessoas generosas como você são poucas,ainda bem papai do céu nos deu você de presente!
    Montão de beijos coloridos!!

  3. Mari quero fazer esse brincos mas meu ingles é péssimo )ooo vergonha) pode me ajudar a comprar as peças? Qual a numeração do fio usado, que cristal de swarovisk é este? Me ajuda, talytarocha_vrb@hotmail.com, beijão adooooro seu blog

  4. Que linda essa argola, obrigada Mariana p/ forca, como ajuda a gente o seu blog, obrigada querida !!!Parabens mais uma vez !!